Entretenimento e Cultura

Bienal Rubem Braga divulga lista de artistas locais credenciados

Programação completa do evento será divulgada na próxima semana

O resultado do segundo edital de credenciamento de artistas cachoeirenses para o desenvolvimento de propostas culturais na Bienal Rubem Braga 2018 foi divulgado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Município. No total, 18 dos 31 inscritos preencheram os requisitos e estão aptos a serem contratados, cabendo à comissão executiva da feira literária selecionar, entre eles, os que vão integrar a programação do evento, a ser anunciada na próxima semana pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult).

É a primeira vez que o credenciamento é adotado para esse tipo de contratações da Bienal, que nesta edição ocorre de 15 a 20 de maio, na Praça de Fátima (Centro). “Esse procedimento é uma forma de valorização da cultura local, na medida em que dá aos artistas da nossa cidade a oportunidade de apresentarem suas propostas de maneira democrática e transparente, por meio de um chamamento público. Todos os agentes culturais de Cachoeiro que desenvolverão atividades na Bienal serão escolhidos dentre os credenciados”, destaca o subsecretário de Cultura e Turismo, Lucimar Costa.

Foram recebidas propostas de atividades de contação de histórias, teatro (infantojuvenil, teatro de animação), dança, apresentações musicais, performances (mascotes, cosplayers, personagens vivos, entre outras) e oficinas culturais. Agora, serão escolhidos os projetos mais afinados com a proposta desta edição do evento, para contratação de acordo com a necessidade de preenchimento da programação.

No primeiro edital para acolhimento de propostas locais de atividades artísticas e culturais, lançado em fevereiro, foram credenciados 27 proponentes de 39 inscritos. Para conferir a lista dos credenciados no segundo edital, basta acessar o Diário Oficial do Município, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Credenciamento de palestrantes e mediadores

A Semcult também abriu credenciamento de palestrantes e mediadores, com abrangência nacional, para atuar nas mesas e debates da Bienal Rubem Braga 2018. O cadastro pode ser feito até a próxima segunda-feira (23). O edital e os respectivos anexos e termo de referência estarão disponíveis na página da Semcult no site da prefeitura, na aba 'Editais'.

Pontos moeda