Entretenimento e Cultura

Livro virtual pré-Bienal Rubem Braga recebe mais de 130 crônicas

O cadastro deve ser feito pelo autor no site e não pode ter livro já lançado ou material divulgado em publicações impressas

Mais de 130 textos já foram enviados para publicação no livro virtual “Nas asas da borboleta amarela”, projeto pré-Bienal Rubem Braga 2018, criado para estimular a produção de crônicas, gênero que consagrou Rubem Braga, e revelou cronistas amadores do município e região.

O livro virtual foi lançado há cinco meses, com o endereço semcult.cachoeiro.es.gov.br, e recebe textos, que precisam ser inéditos, até esta sexta-feira (13). O cadastro na plataforma é feito pelo próprio autor, que não pode ter livro lançado ou qualquer material divulgado em publicações impressas.

As crônicas cadastradas são avaliadas pela curadoria, que seleciona as que vão ao ar. Além disso, os textos publicados passarão, ainda, por outra seleção: seis deles e seus respectivos autores irão compor uma mesa-redonda durante a sétima edição da Bienal Rubem Braga, de 15 a 20 de maio, na Praça de Fátima. Entre os temas da mesa estão a experiência de escrever uma crônica e o processo de inspiração.

“Por se tratar de um gênero literário não limitado, a crônica permite que os autores tenham liberdade para escolherem os temas de seus textos, que podem ser fictícios ou não, variando de acordo com sua sensibilidade e criatividade. Nossa intenção é, portanto, descobrir e incentivar novos autores e, também, oportunizar a participação deles em um evento do porte da Bienal, o que será marcante para eles”, explicou a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Pontos moeda