Carnaval de vitória 2022

Entretenimento e Cultura

Depois de 33 anos, Novo Império volta a ser a grande campeã do Carnaval de Vitória

Além disso, a escola da capital capixaba encerrou a polaridade entre Boa Vista, de Cariacica, e a MUG, de Vila Velha, que há 11 anos revezavam o título de campeã

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Viva Samba

Depois de mais de três décadas de jejum, a Novo Império, do bairro Caratoíra em Vitória, conquistou o título de grande campeã do Carnaval de Vitória 2022. Com a  vitória, a agremiação volta a colocar no pódio uma escola da capital capixaba. A última vez que isso aconteceu foi em 2009, ou seja, há 13 anos, quando a Jucutuquara foi campeã com o enredo "Convento da Penha: O relicário de um povo".

A vitória da Novo Império quebrou a polaridade na disputa acirrada no Sambão do Povo na última década. Desde 2010, o primeiro lugar na elite do samba era sempre disputado entre a Independente de Boa Vista, de Cariacica, e a Mocidade Unida de Glória (MUG), de Vila Velha. 

A Novo Império surpreendeu as rivais ao levar a maioria das notas máximas nos nove quesitos. Terminou com 179,60. Nos últimos quesitos, a disputa ficou acirrada entre a escola e a MUG. Mas, com o 10 do segundo jurado na nota para bateria, item da última etapa de avaliação,  o grito de "É campeã" pôde enfiar sair da garganta do imperiano. 

E isso levou foi tempo. A última vez que a agremiação tinha levado o título foi em 1989, ou seja, há 33 anos. Na época, o enredo vencedor foi "Acorda Brasil". Esse é o sétimo título na história da Novo Império.

LEIA TAMBÉM:  

>> LISTA | Veja as notas das escolas de samba do Carnaval de Vitória 

>> VÍDEO | Veja a apuração das notas das escolas de samba do Carnaval de Vitória


Marla Bermudes | TV Vitória
Marla Bermudes | TV Vitória
Thiago Soares/Viva Samba
Thiago Soares/Viva Samba
Thiago Soares/Viva Samba
Thiago Soares/Viva Samba
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares
Thiago Soares

A agremiação desfilou no último sábado (09) e levou cerca de 1500 componentes para o Sambão do Povo.

Integrantes da Novo Império apontam união da comunidade e ajuda divina para a vitória 

O carnavalesco da Novo Império, Paulo Balbino, não tem dúvida: a escola teve uma ajudinha do Céu, além da entrega da comunidade. 

É que a Novo Império entrou no Sambão do Povo , com o enredo "Santo Antônio, Olhai por Nós", levando as diversas facetas da fé e religiosidade popular em torno da figura de Santo Antônio, o santo franciscano auxiliar dos pobre e com fama de casamenteiro.

"A comunidade me ajudou muito! Tive muito apoio de todos, da diretoria. Santo Antônio que é 'o cara'. Foi um desfile que emocionou. Agradeço demais a todos. A comunidade foi dez, nota dez!", comemorou.

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Carnavalesco Paulo Balbino credita vitória da Novo Império à ajuda de Santo Antônio

Outro que credita o triunfo da escola à ajuda de Santo Antônio é um dos compositores do samba-enredo, Rogério Barbosa (apelidado de Só Filé). Ele, inclusive, saiu num dos carros alegóricos vestido do santo.

"Eu representei o santo na avenida e foi uma emoção incontrolável. Só tenho que agradecer a ele, dizer obrigado por tudo. Agradecer também à comunidade! Fizemos uma carnaval digno!", comemorou.

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Rogério Barbosa foi um dos compositores do samba da Novo Império e desfilou na escola fantasiado de Santo Antônio

Saiba mais sobre a Novo Império 

A escola foi fundada com o nome Império da Vila Rubim, em 20 de dezembro de 1956. Sua sede é em Caratoíra, em Vitória. O primeiro título veio em 1978 com o enredo "Esplendor da Natureza". Em 1980, ganhou com "O Incrível Reino da Fantasia".

Em 1985, foi novamente campeã com o enredo "De lá para cá". Na época, as escolas desfilavam na avenida Princesa Isabel.

A Novo Império voltou ao primeiro lugar do pódio em 1987 com o Sambão do Povo ainda em obras, se sagrando a primeira campeã do sambódromo. O enredo foi o "Sou Eu, Sou Eu". No ano seguinte, ganhou novamente com "Magia da Noite". Seu último título foi em 1989 com "Acorda, Brasil".

Com idas e vindas entre o Grupo Especial e os grupos de acesso, a escola teve, no século XXI, a melhor colocação em 2019, com o terceiro lugar.

Ouça o samba-enredo da Novo Império:

LEIA TAMBÉM: 

>> Chegou O Que Faltava é campeã do Grupo A e vai desfilar no Grupo de Elite em 2023

>> Carnaval de Vitória 2022: Mocidade Serrana é campeã do Grupo de Acesso B

 


Pontos moeda