Entretenimento e Cultura

ES recebe festival internacional que reúne cerveja e divulgação científica em bares

Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e sem formalidades

Já pensou em misturar ciência e cerveja? Essa é a proposta do Pint of Science, evento mundial de divulgação científica que chegou ao Brasil em 2015 e que nesta 4º edição ocorrerá pela primeira vez em Vitória. O festival acontecerá simultaneamente em 21 países e em mais de 50 cidades do Brasil nos dias 14, 15 e 16 de maio. Em Vitória, o papo sobre ciência vai acontecer nos bares Abertura, em Jardim da Penha, Salsa da Praia, na Praia do Canto e Bar do João, em Santa Martha.

No dia 14 a conversa será sobre Bioindicadores Ambientais Aquáticos (Abertura), Ilha de Trindade e Arquipélago Martins Vaz – Pedaços de Vitória no Azul Atlântico (Bar do João) e O Ciclo das Águas nas Cidades do Futuro (Salsa da Praia).

Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento. Segundo a coordenadora do festival no País, Natalia Pasternak Taschner, o objetivo é criar um canal de comunicação direto entre cientistas e sociedade. “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”, afirma.

Em Vitória, o Pint of Science 2018 será coordenado por Laércio Ferracioli, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os professores Werther Krohling e Marcelo Fetz também integram a equipe que comandará o evento na capital capixaba.

"É um evento que começou em 2013 na Inglaterra, se espalhou e chegou ao Brasil em 2015. Esse ano é a primeira vez que acontece aqui em Vitória e convidamos 9 pesquisadores especialistas para fazerem um apresentação. A proposta é que eles conversem com o público, falando de ciência de uma forma bem interativa, de tal forma que eles consigam explicar e promover a comunicação da ciências", explica. 

Uma das metas dos organizadores é esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.

Para Laércio, o evento ainda é uma forma de levar ao público informações confiáveis e precisas. 

“Nesse momento da atualidade em que falsas informações sobre tratamentos milagrosos ou ideias sem comprovação científica ganham repercussão nas redes sociais, a desinformação se propaga muito rápido e de forma muito fácil. As pessoas tendem a acreditar na primeira coisa que leem. Um evento como o Pint of Science traz uma referência para o público, pois promove o contato com cientistas que trazem informações confiáveis e precisas”, destaca Laércio Ferracioli, ressaltando a importância de um evento de divulgação científica dessa natureza.

Pontos moeda