Entretenimento e Cultura

Vitória recebe a 5ª edição da Feira Literária Capixaba. Saiba mais!

A entrada é gratuita. O objetivo principal da Feira é valorização da literatura e dos escritores capixabas

Dos dias 23 a 27 de maio, Vitória será palco da V Feira Literária Capixaba (Flic-ES), no Campus da Ufes, em Goiabeiras. As atividades serão realizadas simultaneamente no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) e na tenda cultural do evento, que será montada na área externa. 

A V FLIC-ES tem a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas nos cincos dias de evento. A entrada é gratuita. O objetivo principal da Feira é valorização da literatura e dos escritores capixabas.

A programação contará com mais de 70 lançamento de livros, palestras, mesas redondas, contação de histórias, atrações culturais, musicais, danças típicas, espaço para artesanato, leitura, exposições de artes, praça de alimentação com food trucks.

A festividade de abertura oficial está prevista para acontecer no dia 23 de maio às 19 horas, no auditório do CCE, porém as atividades culturais já terão início às nove horas desse dia na tenda Cultural.

A realização é da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras – AFESL, da Academia Espírito-Santense de Letras – AEL, e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - IHGES.

De acordo com a presidente da Feira Ester Abreu, a Feira incentiva a leitura e proporciona o conhecimento da literatura capixaba. “É uma vitrine para os escritores capixabas exporem seus trabalhos”, afirma a presidente.

Premiação

No ultimo dia da Feira, 27 de maio, acontece ainda a premiação do III Prêmio Capixaba de Literatura “Afonso Cláudio de Freitas Rosa”, que tem a finalidade de premiar obras inéditas nas categorias ensaio e Ilustração.

História

A iniciativa começou a tomar forma quando um grupo de artistas e autores se perguntou por que as livrarias do Estado não vendiam livros de autores capixabas. A ideia foi compartilhada com membros da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL), Academia Espírito-santense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo que prontamente abraçaram a ideia.

A Feira acontece anualmente em Vitória e com uma curiosidade a cada edição faz homenagem a uma personalidade capixaba. A primeira edição da Feira aconteceu em 2014. E partir daí a feira vem se tornando um sucesso a cada edição.

Serviço

A V Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) é aberta ao público, com entrada gratuita e acontece entre os dias 23 e 27 de maio, no Campus da Ufes, em Goiabeiras, em Vitória. 

A realização do evento é da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras – AFESL, da Academia Espírito-Santense de Letras – AEL e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - IHGEs. 

Pontos moeda