Entretenimento e Cultura

Artesãos de Cachoeiro vão receber carteira nacional da categoria

A entrega será nesta quarta (13), no Museu de Ciência e Tecnologia

Cerca de 30 profissionais de artesanato de Cachoeiro de Itapemirim receberão a Carteira Nacional do Artesão nesta quarta-feira (13). A solenidade acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Museu de Ciência e Tecnologia.

A entrega será feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Ribeiro Macedo, e a subsecretária de Trabalho e Renda, Andressa Colombiano. A Carteira Nacional do Artesão permite aos artesãos uma série de benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

Com ela, artesãos poderão participar de feiras dentro e fora do Estado, tendo a profissão reconhecida como fonte de renda. O documento é emitido pelo governo federal, gratuitamente, não requer anuidades ou taxa de adesão.

O evento é direcionado aos artesãos que fizeram o cadastro no fim de 2016. A carteira é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas para a categoria.

Para ter direito à Carteira Nacional do Artesão, o profissional precisa ter mais de 16 anos, além de passar por prova prática para comprovação da habilidade como artesão.

Pontos moeda