Entretenimento e Cultura

Cinthya Rachel, do 'Castelo Rá-Tim-Bum', publica relato de seu parto

Redação Folha Vitória

Ao comentar o nascimento de seu primeiro filho, a atriz e apresentadora Cinthya Rachel, conhecida como a Biba do seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, contou que precisou fazer uma cirurgia cesárea.

Escrevendo que queria dar à luz "do jeito mais respeitoso possível", ela falou em seu Instagram na última terça-feira, 5, que procurou "uma equipe de parto humanizado", fez ioga e comeu "coisinhas saudáveis". "Tudo se encaminhava para o parto natural que eu tanto defendi e defendo".

Ela contou que a bolsa estourou às 18h do dia 23 de abril, quando estava em casa. De madrugada as contrações se intensificaram e sua dilatação estava ocorrendo normalmente até chegar a oito centímetros, porém o bebê não descia. A parteira acompanhou a evolução de seu quadro durante todo o tempo.

"Decidimos ir para o hospital para esses dois últimos centímetros. Fiquei bem chateada na hora, o parto já não seria em casa e nem natural (sem medicamentos), mas ainda seguíamos com o parto normal", escreveu Cinthya.

Já no hospital, a atriz atingiu os dez centímetros de dilatação necessários para o parto, porém o bebê não descia, até que os médicos decidiram intervir porque a vida dele estava em risco.

"Seguia tudo perfeito até que seu coração começou a baixar nas contrações e aí já não era uma escolha, não tinha mais a vaidade da foto de você no meu peito recém nascido e não importava quem ia cortar o cordão", falou.

Cinthya teve uma cesárea intraparto. Isto ocorre quando a mulher passa por todas as fases do trabalho de parto mas por algum motivo é preciso realizar a cirurgia cesárea.

"Conseguimos, filho. Não foi como sonhamos, foi como tinha que ser. Obrigada pelo ensinamento", escreveu. O menino, Joaquín, nasceu às 21h do dia 24, mais de 30 horas depois da primeira contração.

Pontos moeda