Entretenimento e Cultura

Evento leva literatura e arte dramática à Casa dos Braga

Interpretação de Os Dalmarco, de Danyel Sueth, abriu série de atividades na última quinta (21)

Em cena, apenas dois atores (Luiz Carlos Cardoso e Isabel Bremide), uma musicista (Alessandra Biato), um contrabaixo acústico e uma pequena mesa de madeira.

O suficiente, porém, para prender, do início ao fim, a atenção do grupo de estudantes que assistiram à leitura dramática do romance “Os Dalmarco”, do escritor Danyel Sueth.

Promovida na manhã da última quinta-feira (21), em Cachoeiro de Itapemirim, na Casa dos Braga, no centro da cidade, a atividade marcou o início do 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, que vai acontecer até o mês de setembro.

Além dos estudantes (matriculados em uma escola particular da cidade), acompanhados de seus professores, o número foi visto, também, pelo próprio autor da obra (natural de Alegre), pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, e por membros de sua equipe.

“É uma experiência nova não só para vocês, mas principalmente para mim. Nem parece que fui eu que escrevi”, confessou Sueth, admirado com a adaptação cênica de seu livro, durante bate-papo após a performance dos membros do Grupo Anônimos de Teatro (organizador do festival).

Abertura oficial, oficina e lançamento de revista

O 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas terá sua abertura oficial na Casa dos Braga, nesta sexta (22), às 20h e a entrada é gratuita.

Na ocasião, leituras dramáticas de textos de Rubem Braga serão feitas pelo neto do cronista, o ator Daniel Braga (que tem carreira na TV, no teatro e no cinema), pelo ator cachoeirense Charles Fricks (um dos mais premiados do país e que atuou, recentemente, na novela “O Outro Lado do Paraíso”) e, também, por Luiz Carlos Cardoso.

A performance contará com a intervenção instrumental de Alessandra Biato e com a participação de Fernando Marques, diretor e dramaturgo do Grupo Z de Teatro, um dos mais importantes do Estado.

No próximo sábado (23), as atividades são a oficina “Criação Dramatúrgica: Processos”, com o próprio Fernando, que ocorrerá de manhã (das 9h às 12h) e à tarde (das 14h às 17h), e o lançamento da edição de junho da revista Cachoeiro Cult, agendada para as 19h.

O 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas é uma realização do Grupo Anônimos de Teatro e da Companhia do Outro, com apoio da prefeitura de Cachoeiro e, ainda, do restaurante Bom Apetite e da editora Cachoeiro Cult.

Tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Funcultura 2017. Mais informações pelo telefone (28) 99946 6350 (Luiz Carlos Cardoso) ou pela página www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com.

Pontos moeda