Entretenimento e Cultura

Você é cringe? Entenda a expressão que virou meme na internet

Nas redes sociais, já tem até lista das características da geração Z e dos millennials, que definem o que é ou não cringe

Foto: Reprodução/ Twitter

Você é "cringe"? O termo ganhou a web nesta semana e tem divido gerações. Mas afinal, o que ele significa? Em tradução literal, o termo inglês "cringe" quer dizer vergonhoso. Na prática, nada mais é do que um novo apelido para os tios e tias do pavê.

Com a popularização na internet, principalmente no Twitter, o termo tem divido os millennials, também chamados de geração Y, e a geração Z. 

O instituto de pesquisa Pew Research Center considera millennials aquelas pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995. Já a geração Z, são os nascidos entre 1996 e 2010. 

Nas redes sociais, não é difícil encontrar listas do que é ou não cringe, ou seja, um mico daqueles. As listas vão desde peças do vestuário, filmes e séries até um simples café da manhã.

Veja alguns exemplos do que é considerado cringe: 

Calça Skinny

Pasmem! Segundo a discussão que está rolando na web, a calça jeans mais justa ao corpo é considerada como um dos itens cringe. Ela não está sozinha, as sapatilhas usadas por muitas mulheres também está na lista. 

"Friends" e o mundo pop

É fã do seriado americano? Pois é, ele está na lista de coisas do passado. Junto com a saga Harry Potter, o mundo da Disney e até a banda Rouge, aquela do hit Ragatanga, também considerados cringe pela geração Z. Os jovens de hoje em dia curtem mesmo é as produções K-pop. 

Fitas e DVD

Por falar em produções culturais, você é da época das fitas, DVDs e CDs? Temos uma notícia para você: isso é cringe! Segundo o bate-papo que rola na web, essas ferramentas utilizadas para assistir filmes, séries e ouvir músicas já deixaram de ser "modernidades" há algum tempo. Agora é a vez das plataformas de streaming. Até que essa, todo mundo gosta, né!?

Emojis

Mandar emojis durante um bate-papo pelas redes sociais? Super cringe! O apropriado para não pagar mico na conversa com os amigos é usar as figurinhas. Essa, talvez, seja a mudança mais recente. As figurinhas foram lançadas há pouco mais de dois anos. Ainda bem que essa geração Z não sabe dos Buddy Poke, né?  

Boletos

Você ainda é do tipo que recebe contas pela caixa do correio? Super cringe e ultrapassado, segundo os jovens. No máximo, um boleto por e-mail. A geração Z gosta mesmo é de pagar as coisas com os aplicativos de fintechs e pelo PIX. 

Café da manhã

Este talvez seja o ponto mais polêmico. Para a geração Z, os millennials gostam de tomar um belo café da manhã, mas isso não é coisa de gente jovem. A nova geração, mais acelerada pelas facilidades da tecnologia, acha besteira dar tanta importância para a primeira refeição do dia. 

Nem todos concordam com isso. A fome nem sempre tem relação com a idade da pessoa, mas sim com as necessidades do organismo. Então, esta a gente pode tirar da lista, né!?

E a cerveja? 

Os mais velhos não gostaram nada de envolver o "litrão" nessa discussão. Cerveja barata e em grande quantidade, para os jovens, é algo que não pega bem. Claro que não, né!? 

A maioria ganha mesada para comprar as long necks... Brincadeiras à parte, a bebida com moderação faz parte de qualquer geração. Neste caso, muda apenas o formato que é servido. 

Pandemia

O meme de ser cringe ou não também se tornou motivo de protestos na web. Tem muita gente achando super, hiper e mega cringe promover aglomerações em plena pandemia. 

E aí, descobriu se você é cringe? Concorda com os pontos levantados pelos jovens da geração Z? Corre no Instagram do Folha Vitória (@folhavitoria) e participe de duas enquetes sobre o tema. 

Pontos moeda