Entretenimento e Cultura

Macucos comemora 20 anos de carreira com novidades e live especial na Rede Vitória

Em conversa com o Folha Vitória, o vocalista da banda, Fred Nery, contou as histórias que marcaram a trajetória de sucesso do grupo formado em Vila Velha

Foto: Victor De Prá

A banda Macucos, uma das mais icônicas do Espírito Santo, e que tem grande destaque no cenário nacional, está comemorando 20 anos de carreira. O grupo, formado por por Fred (voz), Xande (guitarra e voz), Leomar (bateria e voz) e Gustavo “The Flash” (teclados), teve origem em Vila Velha e nem imaginava onde iria chegar quando começou a tocar despretensiosamente numa festa de igreja, no final de 1999.

"A gente era de garagem, ensaiava em casa e eu tocava paralelamente percussão no Trio Havengar, mas sempre tive vontade de ter uma banda. Aí conheci o Xande, quando ele estava na banda Intimação. Foi quando apareceu essa festa na igreja. Eles precisavam de mais uma banda pra tocar e juntamos o Macucos pra fazer a primeira apresentação", conta Fred Nery, vocalista do grupo.

O nome 'Macucos', inclusive, surgiu de uma ideia de um amigo e, sem querer, o grupo descobriu que tinha tudo a ver com a mensagem que eles gostariam de passar. "Eu estava na sala de aula e meu amigo soltou essa. Fomos pesquisar e vimos que se trata de uma ave que estava em extinção e que até já teve exemplares no Convento da Penha. A gente se identificou na hora", disse o cantor.

Daí em diante, a banda começou a produzir seu som e divulgar o trabalho nas rádios. A primeira música que bombou foi  "Haverá". Com uma melodia diferenciada, a canção logo caiu no gosto popular. Segundo Fred, a partir dela, a 'coisa foi ficando séria', eles foram se profissionalizando e começaram a ser convidados para tocar em shows e em casas da Grande Vitória.

Haverá uma canção em cada gesto em cada olhar
Pelos caminhos dessa vida sempre haverá
Uma canção nos dedos longos de algum rapaz
Que a gente vê
Sem pensar no que fazer
O importante é perceber

Que a garota dos meus sonhos é você

"A banda surgiu num momento em que houve uma explosão na música capixaba, quando diversos grupos começaram a chamar atenção no cenário cultural. Foi uma prova, meio que sem querer, que a gente não perde para nenhuma banda de fora. A gente tem orgulho de levantar a bandeira do Espírito Santo, mas Macucos é uma banda do Brasil e não fica atrás de ninguém", disse Fred.

A ligação da banda com a música autoral também é uma marca. Para Fred, essa raiz favoreceu e impulsionou o grupo a continuar fazendo o que eles sempre gostaram e acreditaram. "O repertório autoral é nossa identidade. No começo a gente até tocava uma música ou outra que a gente curtia, mas as que estouravam mesmo eram as autorais. Muitas bandas daquela época sumiram e Macucos foi uma das que continuou. A gente se preocupou em sempre atualizar nosso público e não deixamos de lado o trabalho de composição e criação", afirma o cantor.

Outro grande sucesso do grupo foi Além do Mar, que conquistou fãs em todo o Brasil com uma sonoridade muito própria.

No centro da sala diante do nada eu naveguei
Ao som de um balanço de um reggae
Sai pra ver o mar e um beija-flor
E uma onda me levou
Ate aonde vou morar
Num lugar assim, feito só pra mim
Lá onde Deus está
Místico, santo, alem do mar
Num lugar assim, feito só pra mim
Lá onde Jah está

Místico, santo, além do mar

Com tantos anos de estrada, foram muitas histórias. Participações em festivais, importantes parcerias, encontros com grandes nomes da música brasileira e a conquista de um público fiel, que está sempre apoiando todos os projetos do grupo. 

Entre os fatos marcantes, o vocalista da banda destaca a participação no Festival de Alegre, no Sul do Estado, quando tiveram a oportunidade de tocar logo depois de grupo Charlie Brown Jr.. "Esses grandes festivais eram muito importantes para dar visibilidade pra gente. O dia que tocamos depois do Charlie Brown foi histórico. Ficou marcado, porque foi uma responsabilidade enorme e mostramos que a gente dá conta, que estamos no mesmo patamar que os artistas nacionais", lembrou o cantor.

A parceria com Armandinho também entrou para história do Macucos. De colega e parceiro profissional, o cantor gaúcho virou amigo pessoal da banda, principalmente de Fred. A história deles se cruza em várias épocas marcantes do grupo, como no DVD "Macucos Ao Vivo", gravado no Multiplace Mais em Guarapari, e na Praia da Costa, em Vila Velha. 

"A história desse DVD foi uma 'pilha' da produção do Armadinho. Ele ia fazer um show em Guarapari e duas semanas antes eles vieram com a ideia da gente gravar no palco da Mais. Corremos com tudo e conseguimos gravar a música "Tchau" com o Armando. Deu tudo certo e foi lindo!", conta Fred.

"Nossa relação com Armandinho é muito natural. Sempre que a gente pode, estamos nos reunindo. Há cerca de cinco anos eu fiquei praticamente um mês internado na casa dele, produzindo um material muito especial, que ainda temos planos de lançar oficialmente. Eu, ele e Marcelo Mira, da banda Alma D'jem, fizemos cada um cinco músicas. É um projeto que guardamos com muito carinho", completou Fred.

Macucos 2020

Com tantos anos de estrada, a banda tem quatro CD's e um DVD lançados. Em breve, deve sair o novo álbum “Revolução do Amor”, com canções inéditas do grupo. E mesmo com pandemia virando todos os projetos de cabeça para baixo, eles não pararam, e têm produzido um conteúdo especial para os fãs curtirem esses 20 anos de história.

"A gente começou a gravar um clipe, mas por conta dessa coisa toda do coronavírus, não conseguimos terminar. Mas temos um outro clipe já gravado e sendo finalizado. Além disso, a gente está com um projeto de resgatar várias músicas antigas da história do Macucos e fazer vídeos, relembrando nossas histórias. Também estamos preparando uma edição especial da "Além do Mar" com a participação de artistas capixabas e de fora do Estado", adiantou o vocalista.

LIVE ESPECIAL EM PARCERIA COM A REDE VITÓRIA

Como parte dos 20 anos de carreira, acontece no próximo sábado (18) uma live com a banda, que será transmitida pela TV Vitória / Record TV e pelo jornal online Folha Vitória. "Vão ser três horas de live! Tecnicamente vai ser lindo. Estamos preparando uma estrutura incrível com muitas câmeras e drones. E a vibe, vai ser tudo o que a gente precisa nesse momento. A gente vai promover com a música esperança, alegria, positividade... queremos fazer todo mundo esquecer que está tanto tempo dentro de casa e pensar que isso tudo vai passar", resume Fred.







Pontos moeda