Entretenimento e Cultura

5 tendências de moda para o inverno

Minissaia, transparência, estampas, cores vibrantes, looks oversized e outras tendências abrem espaço para alegres, criativos e ousados, mesmo no inverno

Foto: Divulgação / Pexel

A moda está sempre se reinventando e, neste inverno, não poderia ser diferente. Os clássicos tons neutros que sempre marcam presença nesta estação dividem espaço com a novidade das cores vibrantes, mesmo nos dias frios.

Outras fortes tendências do inverno de 2022 chegaram mudando o tamanho das roupas e até mesmo o comprimento das botas. Também estão em alta detalhes em estampas e transparências, além de muitas novidades para a maquiagem.

Para ficar por dentro e arrasar nos looks de inverno, confira as dicas que o Folha Vitória separou para você.

Cores vibrantes

O inverno de 2022 ainda tem um pé na tendência do dopamine dressing, que dominou as produções depois do período de isolamento social na pandemia e que buscava trazer alegria para os guarda-roupas. Por isso, esta temporada chegou com muitas cores vibrantes.

As cores que estão com tudo são o rosa, o azul, o branco e o laranja.

Para andar ainda mais na moda, o ideal é apostar em looks monocromáticos - ou seja, usar a mesma cor da cabeça aos pés. Para quem ainda não tem coragem de tanta ousadia, é possível apostar em apenas peças complementares, como bolsa, sapato ou um casaco.

Estampas

Não tem jeito: o inverno deste ano é alegre. Outra prova disso são os vários desenhos nada discretos nos looks desta estação.

Em primeiro lugar, a paisley, uma revisita à famosa estampa dos anos 1960 e 1970, da estética hippie. Ela tem um design que parece uma gota retorcida, misturada com linhas abstratas em diferentes cores.

O xadrez, que nunca sai de moda, pode ser usado em 2022 em todas as suas versões. Gales, tartan, argyle, vichy, buffalo e pied de poule são opções sem erro.

O animal print veio em novas variantes, como zebra e vaca, dando uma cara mais jovem e contemporânea para o visual.

Transparências

A moda, sempre cíclica, trouxe para a atualidade esta tendência dos anos 1990. As transparências aparecem em produções que valorizam o corpo, seja nos looks do dia, seja para as roupas da noite.

Botas de cano super longo

As botas acima do joelho, chamadas de over the knee, aparecem combinadas com saias, vestidos e mini shorts. O calçado é uma peça com atitude e sensualidade, em várias cores diferentes, que coloca o seu look no topo das tendências.

Minissaia

A minissaia chegou no inverno de 2022 em modelagens de alfaiataria ou em conjuntinhos modernos e descolados.

Uma dica é combiná-la com as botas over the knee, por exemplo.

Looks oversized

Peças de roupas intencionalmente grandes - esta é a definição da tendência looks oversized. Também inspirada nos anos 1990, mas desta vez nos movimentos grunge e hip hop, traz calças, paletós e camisas, que surgem em alfaiataria, em produções modernas e muito estilosas.

É possível usar o visual todo oversized ou apostar em apenas uma peça nesta tendência.

Calça cargo

A calça larga com bolsos laterais veio para esta temporada e tem tudo para permanecer nas ruas até o verão de 2023.

Além de coloridas, os modelos de calça cargo que também estão em alta são jeans envelhecidos com detalhes metálicos, como tachas e correntes.

Dominatrix

No fetichismo, a dominatrix é uma mulher sensual que domina o parceiro. Esta tendência foi captada por marcas mundiais nos anos 1990. Como esta década passada está com tudo, essa aposta também veio para esta estação para dar muita criatividade e atitude aos looks.

O inverno de 2022 combina com peças confeccionadas em couro e em vinil, bem justas e marcadas no corpo. Calças, corsets, tops com recortes, faixas e transparências são as ideias que compõem o visual dominatrix.

Igualdade

Também está na moda a igualdade. A moda é para todos os tipos de corpo. Toda e qualquer tendência que saia das passarelas ou que surja nas ruas, pode e deve ser usada por qualquer pessoa que gostar e quiser.

Marrom

Consultores de moda apostam que o marrom é o novo preto. O tom neutro virou o favorito dos fashionistas, em tons que vão do chocolate profundo até o caramelo amanteigado.

Então, a onda agora é fazer com que o marrom saia do básico, como do cinto ou do sapato, e chegue até as blusas, calças, vestidos e conjuntos. 

Pontos moeda