Saiba como agendar visitas ao Parque da Pedra Azul

Entretenimento e Cultura

Saiba como agendar visitas ao Parque da Pedra Azul

Confira todo o passo a passo do que você precisa saber para conhecer Pedra Azul e suas principais atrações

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

Pedra Azul,  sem dúvidas, é um dos cartões-postais mais visitados do Espírito Santo. Também não é para menos: o lugar é repleto de encantos e belezas naturais que movimentam o local todos os dias.

Contornado pela famosa Rota do Lagarto, o Parque Estadual Pedra Azul chama a atenção de quem visita. A rota, um dos acessos ao parque, possui uma estrada romântica com pousadas, cafés e restaurantes super charmosos. Enfim, um destino que faz qualquer turista se apaixonar!

Confira a seguir todo o passo a passo do que você precisa saber para conhecer Pedra Azul e suas principais atrações. Preparamos um roteiro completo com todas as dicas, informações de como chegar, onde ficar e dicas do que fazer.

Visita ao parque

No início de julho, as visitas ao Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, começaram a ser por meio de agendamento prévio, pelo portal Agenda ES, do Governo do Estado. 

O agendamento é necessário tanto para visita às trilhas com as piscinas naturais, quanto para subida ao topo da pedra. 

Para marcar um horário, basta acessar agenda.es.gov.br, escolher entre “Visitação aos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” ou “Escalada nos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” e selecionar o dia e horário que deseja ir ao parque.

Horário de funcionamento

O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça-feira a domingo, com as seguintes regras:

- A entrada é gratuita;
- O limite diário de visitas é de 150 pessoas;
- O acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas;
- Não é permitida a entrada de animais domésticos;
- Não é permitido o uso de drones.

Horários de entrada para agendamento

- Manhã: 08h, 09h, 10h e 11 horas;
- Tarde: 13 horas;
- Limite de 30 pessoas por horário.

Devido ao grande número de ausências e à grande procura, será concedido o prazo de até 01 hora a partir do horário agendado para a pessoa comparecer ao parque. Após esse prazo, a vaga poderá ser concedida a outra pessoa que esteja aguardando.

Trilhas

O Parque possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado sem a necessidade de guias) que permite conhecer atrativos como: mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres.

O visitante é livre para escolher realizar o circuito completo ou o circuito parcial.

Circuito parcial: Possui cerca de 01km de percurso em trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Permite acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos.

Circuito completo: Possui distância total aproximada de 3,5 km e pode ser percorrida de 2 a 3 horas por trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais.

Piscinas Naturais: São cavidades na rocha formadas pela ação da água. Para chegar às piscinas naturais é necessário subir uma íngrime ladeira de pedra por cerca de 90 metros com auxílio de um corrimão de corda. O retorno é realizado por outra trilha que possui um trecho de degraus de madeira fixos na rocha.

Após seguir todo roteiro que preparamos  para você, basta sair em busca da aventura, curtir o passeio e aproveitar os encantos da trilha que, certamente, irão te encantar.

LEIA TAMBÉM: >> Dia da Cerveja: conheça roteiros para experimentar cervejas artesanais no ES

Pontos moeda