• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Vivienne Westwood chama políticos de criminosos em nova coleção

  • COMPARTILHE
Entretenimento

Vivienne Westwood chama políticos de criminosos em nova coleção

Um dos nomes fundamentais da cultura punk, Vivienne Westwood tem preferido formatos não convencionais para mostrar suas propostas de moda e de estilo. A mais nova delas é um vídeo manifesto em que prega: "buy less, dress up" ("compre menos, fantasie-se/monte-se" em tradução livre, evocando o fundamento do-it-yourself). "É a melhor coisa que eu já disse para salvar o planeta e a nós mesmos", afirma.

Ao lado de um cuspidor de fogo e segurando uma tocha acesa, ela veste uma camiseta com o slogan "compre menos". Em seguida, surgem pessoas escolhidas pelo seu estilo e personalidade em roupas da designer britânica, que segue apresentando outras camisetas de cunho ativista, como "i fought the law" ("eu combati a lei").

"Políticos são criminosos e eu sou uma bruxa", continua, soltando uma gargalhada. Num texto publicado em seu site, ela condena a remoção de direitos humanos pelo governo. "Parte da minha filosofia é: se tivéssemos cultura ao invés de consumo não estaríamos nesta bagunça ambiental. Teríamos um ethos diferente", escreve, citando o taoismo e a arte chinesa como inspirações de seu verão 2019.

Na coleção, ela aciona materiais considerados sustentáveis, como cânhamo, linho e um acetato orgânico, além dos cinco elementos, fogo, terra, metal, água e madeira, junto a estampas de peônias e do dragão chinês, representando a força de vida do cosmos. Os camuflados, claro, não ficam de fora. "Estamos lutando para salvar o mundo neste momento, e punks adoram uma briga", afirma.