Entretenimento e Cultura

Fim de semana de peças teatrais gratuitas durante o Festival Nacional de Teatro em Vitória

Todos os espetáculos são gratuitos e os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos teatros, uma hora antes do espetáculo

Foto: Divulgação

A 14ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) está em ritmo de despedida, mas neste fim de semana o evento terá apresentações gratuitas em diversos pontos da capital.  Neste sábado (20), a programação começa às 11 horas, na Praça Costa Pereira, com a apresentação do espetáculo “Corpores – Sinestesias das Cores”, do Grupo Vira Latas de Teatro.

Já às 16 horas, integrantes do projeto “Nós da Arte”, do Rio de Janeiro, vão subir ao palco do Teatro Sônia Cabral para apresentar “A Corte dos Livros”. A montagem trata, de forma lúdica, da importância da leitura. Uma excelente opção para ser curtida por toda a família!

Já às 19 horas, será apresentado no Teatro Sônia Cabral o monólogo “Rio da Lua”, inspirado na fala poética de Stela do Patrocínio, interna da instituição psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.

Ainda neste sábado (20), o Teatro Carlos Gomes vai abrir as portas às 21 horas para receber a peça “A Lenda do Reino Partido”, que apresenta uma trupe teatral que luta para se manter unida em meio a um reino afundado em crise profunda após uma conspiração que retirou o soberano do poder.

Programação – domingo

E a programação seguirá neste domingo (21), quando o Festival chega ao fim. O público poderá conferir, no Teatro Carlos Gomes, às 15h30, “Tretas Religiosas”, uma poesia escrita por Mariana Souza (Anamari) retratando como assunto principal o fim da intolerância religiosa, através do respeito entre todas as religiões e provocando a solidariedade entre as pessoas.

Às 16 horas, o Teatro recebe o espetáculo “A Princesa Gaia”, uma peça lúdica e divertida que conta a estória da Terra quando ela era ainda uma jovem princesa que, de tanto insistir, ganha a permissão de seu pai, o grande Rei Sol para casar-se.

E para encerrar a programação do Fenatevi em grande estilo, a Preqaria Cia de Teatro, de Minas Gerais, vai apresentar o espetáculo “Amor”, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes. “Amor” é um manifesto contra o medo de amar.

Todos os espetáculos são gratuitos e os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos teatros, uma hora antes do espetáculo.

Sobre o Fenatevi

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) está consolidado não somente como um grande evento, mas também por inserir Vitória no calendário cultural do país, tornando nossa cidade um pólo do teatro do Brasil, além de valorizar e fomentar a produção cênica, possibilitando a formação e o intercâmbio cultural.

Nesta edição, a programação contou com 25 apresentações, divididas em espetáculos locais, nacionais e internacionais, que aconteceram nos Teatros Carlos Gomes, Universitário (Ufes), Sesc Glória, Sônia Cabral, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, no Teatro Estrelas (Espaço Cultural Ratimbum) e também na rua.

Pontos moeda