Entretenimento e Cultura

Confira a programação para curtir no Dia Nacional do Samba

Se a música boa está garantida, os comerciantes locais garantem, também, a boa comida e muita festa

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

O Dia Nacional do Samba é comemorado nesta quinta-feira (2). E para celebrar a data de um ritmo musical que está entre os mais conhecidos do Brasil, os capixabas vão contar com programação especial nos próximos dias. 

Um dos eventos acontece com o Grupo Responsa, Lajota e a bateria da Escola de Samba Unidos da Piedade. 

O “Vitória celebra o Samba” será realizado na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória, até às 22 horas. No local haverá barraquinhas de comidas. 

Já as participações especiais ficam por conta de Monique Rocha, Tereza Cristina e Branquinho do Opção. Tudo está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

“Aos poucos conseguimos ir retomando ações culturais por toda a cidade. No último domingo estivemos em Jardim Camburi com o Circuito de Chorinho, na quinta estaremos no Centro da cidade comemorando o Samba. Além de ritmos extremamente populares celebramos, também, a união das famílias, o retorno ao lazer de rua e a cultura capixaba, já que todas as bandas que têm nos atendido são grupos locais”, disse o secretário municipal de Cultura de Vitória, Luciano Gagno.

Culinária

Se a música boa está garantida, os comerciantes locais garantem, também, a boa comida. Durante todo o evento barracas, restaurantes e bares da região vão oferecer de tudo um pouco, desde churrasquinho e cerveja até mariscos, como caranguejo e casquinha de siri, além de pratos regionais, como a tradicional moqueca capixaba.

“Além de não deixar morrer a música popular brasileira, o verdadeiro samba de raiz, trazendo de volta às ruas o povo do samba, queremos movimentar a economia local, tão afetada pela pandemia”, afirmou um dos comerciantes do bairro, Rogério Barbosa.

Cuidados

A Semc e a organização do evento reforçam que o período ainda exige cuidados, por isso, todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias referentes à prevenção e ao combate ao Coronavírus continuam sendo rigorosamente seguido

Aos comerciantes é obrigatório o uso de máscaras de proteção e disponibilização do álcool em gel para os consumidores. Ao público, é pedido que também permaneçam de máscara.

Confira a programação:

18h - Grupo de samba Responsa
19h – Lajota
19h30 – Monique Rocha
20h – Tereza Cristina
20h30 – Branquinho do Opção
21h – Bateria da Escola de Samba Unidos da Piedade
.

DOMINGO (5)

Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a feijoada da Mocidade da Praia vai sacudir Vitória no próximo domingo (5) de 12 horas às 16 horas. O evento acontece na Praia do Canto. 

Local: Embrazado
Hora: 12 horas

Também no domingo, a festa fica por conta da Andaraí, que fará a 'Feijoada da Venenosa' a partir das 12 horas no Caxias Esporte Clube.

"Ônibus do Samba"

Foto: Divulgação

Saindo da Catedral de Vitória, passando pela Praia de Camburi e voltando para o Centro da capital, o ônibus do turismo contará com a presença de sambistas para animar o dia dos capixabas.

Celebrando a data da melhor forma, estarão presentes nomes que são referência no Espírito Santo. Edson Papo Furado, Lajota, Manogim, Tonico e muitos outros farão a festa a partir das 12 horas.

Na Orla de Camburi o ônibus fará três paradas os sambas no calçadão vão durar em média de 10 minutos.

Quem tiver interesse em ir no ônibus junto com os sambistas poderá comprar ingresso no valor de R$ 50 que poderá ser adquirido diretamente com o responsável pelo projeto, Rogerio Barbosa. 

Data: quinta-feira (02)
Hora: 12h às 15h
Saída: Catedral Metropolitana de Vitória.
Ingressos: Rogerio Barbosa - 27 99972-2950.
Pontos moeda