Entretenimento e Cultura

Sarahah : conheça a nova rede social que virou sensação no país

O funcionamento do Sarahah lembra um outro aplicativo de envio de mensagem anônimas. O número de downloads já ultrapassou o Whatsapp, Facebook e Youtube

Sarahah, na tradução original 'Franqueza'. Esse é o nome do aplicativo que está ganhando a admiração dos internautas. Com o objetivo de mandar recados para alguém sem ser identificado, o aplicativo surgiu na Arábia Saudita com o intuito profissional, mas tomou outros rumos e já chegou a ultrapassar Youtube e Facebook no número de downloads.

O aplicativo chegou ao Brasil no final de julho. No Sarahah, o internauta pode mandar uma mensagem e apenas o usuário que recebeu a mensagem consegue ver o recado, sem ser identificado.

Para o consultor de marketing digital, Fernando Mendes, o aplicativo que surgiu para fazer elogios, sem ser julgado ou condenado, ganhou novas características ao chegar no Brasil.

"O aplicativo surgiu em um país que não tem uma liberdade de expressão garantida. Lá, o app é uma forma de fazer um elogio sem ser julgado. Aqui os usuários mandam cantadas, indiretas e também haters, essa é a parte ruim. Os haters mandam ofensas. Quem não tem coragem de falar na cara acaba usando o aplicativo. Mas muitas são cantadas", destacou o consultor.

Para a estudante Emanuele Aguiar, 20 anos, o aplicativo é para covardes. "Um aplicativo de covardes. Só pessoas que não têm coragem de falar na cara usam porque é anônimo", disse.

O aplicativo está disponível para  Android e no iPhone (iOS).

 O polêmico aplicativo lembra o Secret

As características do Sarahah lembram um outro aplicativo. O Secret também era para envio de mensagens anônimas. As mensagens eram visíveis para o público,

No Sarahah apenas o dono do perfil pode ver as mensagens enviadas. O Secret foi banido por incentivar o cyberbullying.









Pontos moeda