Entretenimento e Cultura

Duelo entre cachoeirenses é uma das atrações do reality "Chef de Família" no próximo domingo

A definição do confronto aconteceu por meio de sorteio realizado pelo apresentador Alessandro Eller, durante a estreia do programa, neste domingo (1)

O reality show "Chef de Família" promete grandes emoções no próximo domingo (08). Um dos momentos mais aguardados é o duelo entre Eder Oza e Janaina Temporim, moradores de Cachoeiro de Itapemirim. A definição aconteceu por meio de sorteio realizado pelo apresentador Alessandro Eller durante a estreia da atração.

A disputa chama atenção pelos diferentes estilos gastronômicos. Em razão disso, Eller garante que o município está muito bem representado. "Eder não atua no mercado gastronômico, mas possui uma técnica apurada. Já Janaina é uma grande cozinheira e realiza eventos na área de gastronômica. Aquele que prosseguir vai ter um percurso muito bacana no reality", ressalta. 

A disputa

Eder Oza, 34 anos, é professor universitário e empresário. Apesar de ter começado a cozinhar por necessidade, desde novo já tinha interesse em pratos sofisticados. Além disso, garante que sua inspiração foi construída através de programas de culinária e na visita a ótimos restaurantes no Brasil e no exterior. Apaixonado pela alta gastronomia, o seu projeto de vida é abrir um restaurante de cozinha contemporânea na região de Pedra Azul.

Com relação ao prato que será apresentado no próximo domingo, assegura que está muito confiante, já que a inspiração veio das Montanhas Capixabas. E, apesar de elaborada, a receita é de fácil preparo. "Tenho certeza que vou agradar aos jurados. Minha maior expectativa é em relação as notas do júri técnico, formado por Marcela Bourguignon e Giovana Moyzes".

Eder garante que a repercussão está sendo fantástica, e que todo mundo do Sul do Estado, e até de fora do Brasil, estão acompanhando sua participação no reality. 

A paixão pela gastronomia também começou na infância para Janaina Temporim. Hoje, com 40 anos de idade, atua como cerimonialista e possui um empreendimento na linha de comida fitness. Mas garante. O envolvimento com a culinária veio de família. 

Filha de mãe descendente de italianos e pai mineiro, comer bem sempre fez parte da rotina da família. A maior prova disso foi o prato escolhido para o duelo do próximo domingo. "Escolhi um prato popular e tradicional. E tenho total confiança em minha receita. Espero vencer na nota das juradas e também no voto popular", afirma.

Além disso, Janaina assegura que está encantada com a repercussão de sua participação no reality da TV Vitória/ Record TV. "Apesar de ser muito conhecida em Cachoeiro, assim como o meu oponente, em todo lugar que vou as pessoas comentam e até pedem para tirar fotos".

"Minha cozinha é mais popular. Já o Eder prefere pratos mais elaborados. Apesar do público alvo ser diferente, acho que meu prato é mais abrangente", ressalta.

O grande sonho da competidora é a construção de uma cozinha industrial para dar prosseguimento aos seus empreendimentos culinários. E, atualmente, Janaina realiza uma curso técnico na área. Apesar disso, considera que o talento e sua curiosidade são os principais trunfos para permanecer na competição.

Chef de Família

O programa "Chef de Família" é comandado pelo chef e apresentador Alessandro Eller e conta com a participação de 16 competidores apaixonados pela culinária. Eles se enfrentam rumo ao prêmio de R$ 10 mil. O reality é exibido todo domingo, às 10 da manhã, na TV Vitória/Record TV.

Um dos pontos fundamentais do formato é a culinária capixaba. Através dela, os participantes irão desenvolver os mais deliciosos e criativos pratos para receber o título de “Chef de família”.

No próximo domingo (8), os telespectadores poderão acompanhar a elaboração das receitas e as opiniões dos jurados sobre cada uma delas. É importante lembrar que a opinião do público é de suma importância para a continuação de cada um na atração.

Como serão as fases do reality

Jurados da primeira avaliação: Marcela Bourguignon e Giovana Moyzes.

1ª fase: marcada por duelos entre os 16 participantes. Eles vão criar pratos de acordo com a particularidade de cada um que valorize as tradições familiares. Nesta fase, cada competidor poderá somar no máximo 13 pontos. Dois jurados avaliarão o prato com notas de 1 a 5. As notas dos jurados se somarão à nota do público, que será de 3 pontos. Em caso de empate, o voto do público será decisório.

2ª fase: será dividida em dois grupos de 4 participantes. Os grupos realizarão várias atividades. O grupo vencedor está classificado e imune à eliminação. O grupo perdedor vai para a “Panela de Barro”, na qual um participante é eliminado por escolha do público e vira “moqueca”. O sistema se mantém até sobrarem três participantes que decidirão a grande final.

Final: A final será ao vivo e realizada em dezembro no Shopping Vitória.

Pontos moeda