Entretenimento e Cultura

Afastamento de William Waack por suposto comentário racista é comentado por jornais internacionais

A repercussão do caso foi tão grande que alguns jornais internacionais comentaram a polêmica na última quinta-feira, dia 9, em suas versões digitais

William Waack foi afastado da Rede Globo após ter feito um comentário supostamente racista em vídeo. O programa Painel, que o jornalista apresenta desde 2000, ainda teria sido cancelado pela GloboNews. A repercussão do caso foi tão grande que alguns jornais internacionais comentaram a polêmica na última quinta-feira, dia 9, em suas versões digitais.

O Washington Post e o The New York Times citaram o ocorrido e ainda frisaram que o Brasil é um país com uma forte herança racial, e que mais da metade da população do país se identifica como negra. Os veículos também dizem que o Brasil está apenas começando a lidar com o racismo depois de décadas em que falar sobre isso era tabu.

Diego Rocha Pereira, que divulgou o vídeo na web, deu uma entrevista ao colunista Mauricio Stycer falando sobre o caso. Ele trabalhou na Globo, em São Paulo, entre 2012 e 2017, e deixou a empresa em janeiro, em um corte de funcionários. A gravação foi feita em 8 de novembro de 2016 e divulgada também pelo designer gráfico Robson Cordeiro Ramos.

- Não estou receoso. Quem cometeu o crime foi ele. Uma ofensa racial gratuita. Imagina se alguém te faz uma ofensa dessas no trabalho? Se eu cometi um crime? Ele cometeu um crime antes de mim. Não teria feito isso se não tivesse me ofendido. Não o conhecia pessoalmente. Nunca me fez nada. Mas o pensamento dele não é cabível. Fiz o que era necessário. Ia postar no YouTube, mas fiquei com medo de ser demitido e não postei. Depois perdi o vídeo e só o recuperei há alguns meses. Já me falaram que não vou mais conseguir trabalho. Se isso acontecer, mudo de setor.

O tema racismo ainda foi tratado na novela Malhação, no capítulo da última quinta-feira, dia 9. A personagem Ellen fez um discurso contra o problema racial e os internautas usaram trechos da fala da personagem para combater o comentário de Waack. Confira abaixo a manifestação feita pela jovem na novela teen:

- Só hoje eu entendi o lugar ao qual pertenço de verdade e de onde eu nunca devo sair. Meu lugar é de lutar pelos meus direitos. Hoje, nessa escola, eu decidi que vou vencer essa briga. Sem a ajuda de vocês. Eu vou chegar aonde eu quiser pelo meu próprio esforço, com minha própria inteligência, e ninguém, ninguém, vai me fazer abaixar a cabeça. Nunca mais.

Pontos moeda