Esportes

Em jejum, Santos revê rival contra quem encerrou mesma série negativa em 2001

Peixe não vence há cinco jogos

Redação Folha Vitória

Apesar de estar classificado às semifinais do Campeonato Paulista, o Santos está longe de viver o seu melhor momento na competição. Às vésperas de iniciar a série decisiva com o Palmeiras, o clube está em jejum de cinco jogos sem vitórias no torneio, em série que é a sua pior no Estadual desde 2001.

A sequência negativa se iniciou em clássico com o Corinthians, que terminou empatado por 1 a 1. Depois em jogos em que atuou praticamente apenas com reservas, perdeu para Novorizontino (2 a 1) e São Bento (3 a 1), antes de encarar o Botafogo duas vezes pelas quartas de final, empatar ambas por 0 a 0, e só passar de fase na disputa de pênaltis, no segundo duelo, na Vila Belmiro.

"Quero sempre vencer, mas se eu tivesse chegado vencendo e desclassificado seria muito pior. O Santos conseguiu cumprir os compromissos, alcançando os objetivos, está na semifinal e venceu em casa na Libertadores. Se o objetivo não tivesse sido alcançado, estaria triste", afirmou o técnico Jair Ventura, tentando minimizar a atual sequência negativa do Santos.

A sequência negativa do Santos em 2001 tem semelhanças com a atual, a começar por um triunfo nos pênaltis. Naquela edição do Estadual, os jogos que terminavam empatados eram definidos através dos pênaltis, sendo exatamente desse modo que a equipe bateu o União São João.

Além disso, a sequência de tropeços também teve um clássico com o Corinthians, ainda que há 17 anos o placar tenha sido muito mais desfavorável, com uma goleada sofrida de 5 a 0. E os outros tropeços foram derrotas para Rio Branco (3 a 2), Botafogo (2 a 1) e Ponte Preta (1 a 0).

O alento para o torcedor santista é que aquela série negativa foi quebrada exatamente contra o rival das semifinais desta edição do Paulistão: o Palmeiras. Naquela oportunidade, o time derrotou o rival por 3 a 1, com gols de Caio, Deivid e Rodrigão - foi vazado por Tuta -, na Vila Belmiro.

Neste sábado, os rivais voltarão a se encontrar, mas dessa vez no Pacaembu, com mando do Santos, às 19 horas. O segundo duelo também deverá ser no estádio municipal, pois na próxima terça, data para a qual a arena do Palmeiras, o Allianz Parque, estará indisponível por causa da realização de show do Depeche Mode.

Na primeira fase do Paulistão, o Palmeiras se deu melhor no duelo com o Santos e o derrotou por 2 a 1, resultado minimizado por Jair. "Estamos prontos. Fizemos bons clássicos, mesmo na derrota para o Palmeiras. Tivemos mais posse de bola e criamos muitas chances", afirmou.

Pontos moeda