Esportes

Holandesa campeã olímpica participará da prova de maratona aquática no Maria Lenk

Redação Folha Vitória

Além de contar pela primeira vez na sua história com uma prova de maratona aquática, a edição de 2018 do Troféu Maria Lenk contará com uma grande atração neste ano. Nesta terça-feira, a equipe Unisanta anunciou a presença e participação da holandesa Sharon Van Rouwendaal na competição no Rio.

Em 2016, a holandesa venceu a disputa de 10km da maratona aquática na Olimpíada, em evento que também consagrou a brasileira Poliana Okimoto, medalhista de bronze. De volta ao País, Van Rouwendaal será companheira de Ana Marcela Cunha no Maria Lenk.

"É um país lindo. Adoro Copacabana, é um país lindo e adoro os brasileiros. É um país muito forte e será uma prova muito boa. Além disso, acredito que nadar no Brasil nesta época do ano seja muito bom para mim e é por isso que decidi ir ao Brasil", disse a holandesa, que assinou contrato de um ano e meio com a Unisanta.

No último fim de semana, Van Rouwendaal venceu a etapa de abertura da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Doha, enquanto Ana Marcela Cunha ficou na quarta colocação e Viviane Jungblut foi apenas a 20ª melhor.

"A prova foi muito boa. Eu tentei ficar entre os primeiros durante todo o tempo e tentei coisas novas para testar minha energia. Não gastei tanta energia e isso foi bom. Ganhei a prova e estou surpresa de ter ganhado fazendo as duas coisas: ficar no pelotão da frente e não gastar tanta energia", disse a holandesa.

A prova de maratona aquática no Maria Lenk será em 15 de abril. O percurso da competição vai ser o mesmo utilizado na Olimpíada de 2016, no Forte de Copacabana. Além disso, o evento servirá como classificatório para os Jogos Sul-Americanos, o Pan-Pacífico e o Campeonato Sul-Americano.

O evento de maratona aquática abrirá a edição de 2018 do Maria Lenk. No parque aquático que leva o mesmo nove do evento, no Rio, a competição será realizada entre os dias 17 e 21 de abril.

Pontos moeda