Esportes

Nadal é confirmado na equipe espanhola na Davis e fará retorno no início de abril

Nadal não compete desde que abandonou as quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro

Redação Folha Vitória

Rafael Nadal enfim voltará às quadras em abril. O espanhol fará o seu retorno num duelo da Copa Davis, que não disputa há um ano e meio, contra a Alemanha nos dias 6, 7 e 8 do próximo mês. O confronto será disputado numa quadra de saibro montada dentro da Plaza de Toros, famosa arena de touradas de Valência.

O retorno de Nadal, cujo apelido é "Toro Miura", foi confirmado nesta terça-feira pelo capitão espanhol na Davis, Sergi Bruguera. "Rafa está cada vez melhor, saindo de uma lesão e treinando mais. Ainda faltam uma semana e meia para que comecem os jogos e há tempo [para a total recuperação do tenista]", disse Bruguera.

Nadal não compete desde que abandonou as quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro. Uma lesão muscular na perna esquerda o obrigou a desistir do jogo contra o croata Marin Cilic no quinto set.

Afastado das quadras, ele perdeu a liderança do ranking para o suíço Roger Federer. Mas vai recuperar o posto na próxima atualização da ATP porque o rival não defendeu os pontos necessários no Masters 1000 de Miami, no fim de semana.

O tenista da Espanha vem treinando nos últimos dias no saibro, em preparação para a temporada da terra batida na Europa. Apesar disso, Bruguera mantém a cautela quanto à escalação do astro contra a Alemanha. "Eu não vou confirmar nada sobre qualquer jogador. Não vou escalar o time até quinta-feira [dia 5 de abril]", afirmou.

Bruguera também convocou para o confronto com a Alemanha os experientes David Ferrer e Feliciano López, além de Pablo Carreño Busta e Roberto Bautista Agut. Pelas novas regras da ITF, cada capitão pode levar até cinco jogadores para cada confronto, o que abriu espaço para a convocação de Nadal. Assim, ele poderá integrar a equipe mesmo se não tiver condições de jogo.

Pontos moeda