Esportes

Copa Espírito Santo começa neste sábado com torcida única em clássico

Segunda principal competição do futebol capixaba vale vaga na Série D do Brasileiro de 2025 e terá o clássico Desportiva x Rio Branco disputado com torcida única

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Bruno Lino/Desportiva
Torcida da Desportiva Ferroviária no estádio Engenheiro Araripe: clássico terá mando de campo grená

A Copa Espírito Santo, segunda principal competição do futebol capixaba, começa neste sábado (27). Serão nove equipes em busca do título, que vale vaga na Série D do Brasileiro de 2025: Capixaba SC, Desportiva Ferroviária, Linhares, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco, SC Brasil Capixaba, Vilavelhense e Vitória.

Atual campeão, o Serra optou por não defender o seu título. Já o Nova Venécia chegou a fazer a sua inscrição, mas desistiu pouco depois.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A partida que abre a "Copinha" é o principal clássico do futebol capixaba. Neste sábado (27), jogam Desportiva x Rio Branco, às 15 horas, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Entretanto, com uma diferença: por questões de segurança, ficou decidido que o jogo terá torcida única, no caso, somente a torcida grená.

No clássico entre as duas equipes pelo Capixabão deste ano, no dia 24 de janeiro no estádio Kleber Andrade, houve briga entre torcidas na entrada do estádio, com intervenção da Polícia Militar para encerrar a confusão.

A decisão, anunciada na quinta-feira (25), foi tomada em conjunto pelas diretorias dos dois clubes, Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

"A razão que motivou essa decisão foi a ausência de garantia de segurança para ambas as torcidas diante de diversos fatores que aumentaram a escala de risco", justificou a Desportiva, em nota oficial.
"O Rio Branco acredita que essa é a melhor solução para garantir a segurança e a integridade física de seus torcedores, mas lamenta que o jogo precise ser realizado desta forma, privando que seus torcedores acompanhem o atual campeão capixaba em campo durante um momento de crescimento e valorização do Rio Branco e do futebol capixaba", defendeu o Rio Branco, também em nota.

Assim, o Espírito Santo se junta a outros estados onde os clássicos são disputados com torcida única, sempre por questões envolvendo violência de torcidas. São os casos, por exemplo, de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Bahia e São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Veja onde comprar ingresso para Sampaio Corrêa x Fluminense em Cariacica

SISTEMA DE DISPUTA

A Copa Espírito Santo tem novo formato este ano. Todos os nove times se enfrentam na primeira fase, em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada. A Chave A terá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da primeira fase. Já a Chave B será composta pelo segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados.

Na segunda fase, os times da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo avançam para a final, disputada em jogo único, no estádio Kleber Andrade.

COPA ESPÍRITO SANTO

1ª RODADA

Sábado (27)

Desportiva x Rio Branco

15h00 — Engenheiro Araripe

Domingo (28)

Vilavelhense x Porto Vitória

10h00 — Gil Bernardes

Segunda-feira (29)

Capixaba x Sport/ES

19h30 — Manoel de Araújo Oliveira

1º de maio

Linhares x Real Noroeste

15h00 — Virgílio Grassi

LEIA TAMBÉM: Mais de 2 mil pessoas vão participar da Corrida Capixaba de Ferro em Vitória


Pontos moeda