Esportes

Espírito Santo vira a capital mundial do bodyboarding

Terceira edição do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro começa neste sábado (20), reunindo as melhores atletas do mundo na praia do Solemar, em Jacaraípe

Foto: Gabriel Lordello / ArcelorMittal
Competidoras que estarão em ação no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro: seis países na disputa

As atenções do bodyboarding estarão voltadas para o Brasil a partir deste sábado (20). Com o início da etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, o Espírito Santo será o centro mundial da modalidade até o próximo dia 27.

O evento acontece na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra, com competidoras de seis países: Brasil, Chile, França, Japão, Peru e Portugal. Entre elas, as principais bodyboarders do ranking mundial. Serão 78 participantes em cinco categorias e uma premiação total será de 37 mil dólares (cerca de R$ 190 mil).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Gabriel Lordello / ArcelorMittal
Atual campeã e melhor bodyboarder do mundo, a japonesa Sari Ohhara vai competir em Serra

A edição 2024 vai reunir 39 atletas na categoria profissional: 23 do Brasil, seis de Portugal, cinco do Japão, três do Chile, uma da França e uma do Peru. Entre elas, a atual campeã e melhor bodyboarder do mundo, a japonesa Sari Ohhara, número 1 do ranking mundial, que vai em busca do bicampeonato.

“Estou muito feliz de estar aqui novamente. É o terceiro ano em que participo. E contente de ver lendas do bodyboarding reunidas. Quando eu era adolescente, eu as acompanhava e isso me motivou. Espero também me tornar inspiração para as jovens atletas, como elas foram para mim. Vou fazer o meu melhor. Estou me sentindo adolescente outra vez", afirmou Sari, 29 anos, durante a coletiva para a imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19), na ArcelorMittal, em Serra.

VEJA TAMBÉM: FOTOS | Melhores bodyboarders do mundo no ArceloMittal Wahine Bodyboarding Pro

CINCO CATEGORIAS EM DISPUTA

Além da profissional, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro terá disputas válidas pelo título mundial nas categorias Pro Junior (14 participantes) e Máster Woman (30 inscritas), e as categorias Open (Amador, com 18 atletas) e PCD (mastectomizadas, amputadas e deficientes visuais, com 12 representantes), voltadas para inclusão e fomento.

E uma bateria que promete, mais uma vez, chamar a atenção de todos é a que reúne mães e filhas, promovendo união e empoderamento feminino. Paralelamente às competições, serão programadas diferentes atividades.

Foto: Gabriel Lordello / ArcelorMittal
Bernardo Enne: "Temos orgulho desse projeto"
"O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro tornou-se mais que uma competição esportiva. É uma oportunidade de celebrar a inclusão, a diversidade e o empoderamento feminino, que são temas que fazem parte da nossa agenda corporativa. Temos grande orgulho de participar desse projeto, junto com a Neymara, e poder trazer tantos talentos femininos nacionais e internacionais do esporte para mostrar suas técnicas e habilidades aqui no nosso Estado”, ressaltou o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Bernardo Enne.

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Programação

Sábado (20)
8h00 às 10h00 — Aulão Social na praia de Carapebus
15h00 — Abertura Oficial e Credenciamento: Praia do Solemar

Domingo (21)

7h00 — Início das Competições com Categorias PCDs: Praia do Solemar
Domingo (21) a Sábado (27)
7h00 — Janela de competições das demais categorias: Praia do Solemar
Sábado (27)
14h00 às 16h00 — Entrega de Premiações
19h00 — Coquetel de Encerramento
Pontos moeda