Esportes

Com reservas, Atlético-MG pega San Lorenzo e crê em retrospecto contra argentinos

No primeiro confronto, o San Lorenzo venceu por 1 a 0, o que o deixa precisando de um empate ou mesmo de uma derrota pela vantagem mínima, desde que marcando gols, para passar de fase

Redação Folha Vitória

Desgastado pela sequência de jogos em diferentes competições, o Atlético Mineiro vai deixar a Copa Sul-Americana em segundo plano. Nesta terça-feira, às 21h45, o time receberá o San Lorenzo para o duelo de volta da primeira fase com uma escalação formada basicamente por reservas, mesmo precisando reverter a vantagem do time argentino, algo que tentará conseguir confiando no seu retrospecto recente contra equipes do país vizinho.

No primeiro confronto, o San Lorenzo venceu por 1 a 0, o que o deixa precisando de um empate ou mesmo de uma derrota pela vantagem mínima, desde que marcando gols, para passar de fase. Curiosamente, naquela oportunidade foi o time argentino que adotou a estratégia de poupar a maior parte dos seus titulares, algo que agora ocorrerá na equipe mineira.

O técnico Thiago Larghi e a sua comissão estão preocupados com o desgaste físico do elenco, que também está envolvido nas disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Por isso, só utilizará um jogador considerado titular, o meia-atacante venezuelano Otero, que atuou por apenas 45 minutos no compromisso anterior do time, o duelo de sábado com o São Paulo. Mas outros três titulares vão ficar como opção no banco de reservas: o lateral-direito Patric, o zagueiro Leonardo Silva e o meio-campista Gustavo Blanco.

Assim, o confronto será uma oportunidade para alguns jogadores mostrarem valor, como o volante Elias, que recentemente perdeu o status de titular, mesmo que seja um dos jogadores mais renomados do elenco. O duelo também será importante para o zagueiro Iago Maidana, que atuará pela primeira vez pelo time desde que foi afastado pelo consumo de uma substância dopante.

E o comando do ataque estará sob a responsabilidade de Alerrando, promovido aos profissionais nesta temporada como grande promessa, mas que não marcou gols nos quatro jogos que disputou. Além disso, com apenas 18 anos, é 20 mais novo do que o titular Ricardo Oliveira.

"É uma questão de oportunidade para quem não vem jogando há algum tempo. Todos que vão receber essa oportunidade estão com sangue nos olhos. É uma oportunidade de ouro, em uma competição internacional, contra um time grande da Argentina, então, vamos dar o nosso máximo para conseguir surpreender", disse Maidana.

Mesmo sem contar com os seus principais jogadores, o Atlético-MG aposta no ótimo retrospecto recente contra argentinos para avançar na Sul-Americana. São sete vitórias consecutivas em Belo Horizonte contra rivais do time argentino. Nesses confrontos, o time passou pelo Boca Juniors nas quartas de final da Copa Mercosul de 2000, nas semifinais da Copa Libertadores de 2013 contra o Newell's Old Boys, pelo Lanús na Recopa Sul-Americana de 2014 e pelo Racing nas oitavas da Libertadores de 2016.

Em terceiro lugar no Campeonato Argentino, o San Lorenzo chega para o duelo embalado pela classificação à Copa Libertadores de 2019, assegurada no fim de semana. Por isso, o técnico Claudio Biaggio vai utilizar o que tem de melhor à disposição. É o caso do lateral-direito Paulo Díaz, que volta ao time após cumprir suspensão no triunfo de sexta-feira sobre o Belgrano.

Porém, o San Lorenzo segue sem poder contar com o zagueiro Matías Caruzzo, em recuperação de lesão no ombro e que desfalcará uma defesa que se não for vazada vai assegurar a passagem do time campeão da Sul-Americana de 2002 para a segunda fase da competição.

Pontos moeda