Esportes

Thiem vence Nadal em Madri e encerra série de 21 vitórias do espanhol no saibro

O espanhol não perdia um set no saibro desde que caiu para Thiem um ano atrás nas quartas de final do Masters 1000 de Roma.

Redação Folha Vitória


Líder do ranking da ATP, Rafael Nadal sofreu uma rara derrota nesta sexta-feira. O espanhol perdeu para o austríaco Dominic Thiem, o número sete do mundo, nas quartas de final do Masters 1000 de Madri por 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em um revés que encerrou uma incrível sequência de 21 vitórias sem perder sets em partidas disputadas em quadras de saibro de Nadal.

O espanhol não perdia um set no saibro desde que caiu para Thiem um ano atrás nas quartas de final do Masters 1000 de Roma. Desde essa derrota, o espanhol vinha sendo impecável em sua superfície preferida. Durante esse período, entre outros feitos, ele ganhou Roland Garros no ano passado e mais recentemente faturou os 11º títulos do Masters 1000 de Montecarlo e do Torneio de Barcelona.

Mas Thiem acabou fazendo o que parecia impossível diante de Nadal, tirando a velocidade do jogo do espanhol. "É claro que estou decepcionado. Eu tentei lutar para reagir, mas não fui bom o suficiente e ele foi melhor", afirmou.

Thiem levou a melhor em longos ralis ao disparar precisos e cometeu poucos erros, impedindo que Nadal defendesse com êxito o seu título. Assim, o austríaco faturou a sua terceira vitória em nove duelos com o espanhol. Ela também se vingou da derrota para Nadal na final em Madri no ano passado.

"Vencer Rafa no saibro é uma das coisas mais difíceis de se fazer. É tão especial, incrível, em seu país e em sua sala de estar em Madri. Eu posso estar feliz. Foi uma partida incrível", disse Thiem, que agora nas semifinais vai enfrentar o sul-africano Kevin Anderson.

Agressivo no duelo com Nadal, Thiem abriu 5/3 no primeiro set, mas permitiu a reação do espanhol, que igualou o placar em 5/5. Mas o austríaco conseguiu nova quebra de saque para fechar a parcial em 7/5. No segundo set, Thiem converteu break point no terceiro game. Nadal lutou, chegou a igualar o placar em 3/3, mas cometeu muitos erros e acabou sendo batido por 6/3. "Para vencer Rafa no saibro você tem que ter um dia especial", celebrou Thiem.

Pontos moeda