Esportes

Entenda o que o Flamengo precisa para se classificar na Libertadores

Flamengo enfrenta o Bolívar nesta quarta-feira (15), no Maracanã, em jogo importante para aumentar chances do time rubro-negro avançar na Libertadores

Redação Folha Vitória
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
O meia Arrascaeta está à disposição do técnico Tite para o jogo do Flamengo contra o Bolívar

O Flamengo chegou à penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores com risco de ser eliminado precocemente da competição. Entretanto, a combinação de resultados ajudou e o time voltou a depender apenas dos seus próprios resultados, podendo voltar até a brigar pela primeira colocação do Grupo E.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Flamengo enfrenta o Bolívar nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, pela quinta e penúltima rodada.

Com quatro pontos, o time rubro-negro é o terceiro colocado do Grupo E. O Bolívar lidera, com 10 pontos, seguido pelo Palestino/CHI, que empatou em 1 a 1 com o lanterna Millonarios/COL na madrugada desta quarta-feira, na Colômbia, e tem sete pontos. O resultado foi ótimo para o Flamengo, que estaria eliminado caso perdesse para o Bolívar e o Palestino tivesse vencido o Millonarios.

Uma vitória no Maracanã dá ao Fla a vice-liderança da chave, com a mesma pontuação do Palestino, porém, com melhor saldo de gols. E o faria chegar à última rodada, novamente em casa, contra o lanterna Millonarios, podendo até assumir a primeira colocação com uma vitória.

ENTENDA AS CONTAS DO FLAMENGO

Vitória sobre o Bolívar
Caso vença o Bolívar nesta quarta-feira, o Flamengo chegará aos sete pontos e assumirá a vice-liderança do Grupo E, superando o Palestino (sete pontos) no saldo de gols e ficando dentro da zona de classificação para as oitavas de final. Assim, dependerá de uma vitória simples sobre o lanterna Millonarios na última rodada, no Maracanã, para se classificar sem depender de outros resultados. E pode até brigar pela liderança do grupo, caso o Bolívar perca na última rodada para o Palestino.
Empate com o Bolívar
Um empate no Maracanã classifica o Bolívar com uma rodada de antecedência e mantém o Flamengo na terceira posição, com cinco pontos. Assim, o time rubro-negro vai para a última rodada sem depender somente do seu resultado. Para se classificar, precisa vencer o Millonarios e torcer para o Palestino não derrotar o Bolívar fora de casa.
Derrota para o Bolívar
Uma derrota nesta quarta-feira deixa o Flamengo ameaçado até mesmo de cair para a lanterna do grupo. Se perder para o Bolívar, o Fla só se classifica se vencer o Millonarios na última rodada e o Palestino perder para o já classificado Bolívar. Se perder também para o Millonarios, o Fla será o lanterna e ficará fora até da Copa Sul-Americana — o terceiro colocado de cada grupo vai jogar a Sul-Americana.

DÚVIDAS NA ESCALAÇÃO

O técnico Tite segue com problemas para escalar o Flamengo. Ele não terá o volante Erick Pulgar e o atacante Bruno Henrique, ambos com entorse no tornozelo. Com isso, Allan continuará entre os titulares. Lorran, por sua vez, ainda é dúvida, apesar de ter brilhado na vitória sobre o Corinthians por 2 a 0 pelo Brasileirão.

O atacante Pedro, que reclamou de um incômodo logo após o jogo com o Corinthians, treinou normalmente e continua como o homem de referência. Arrascaeta também está à disposição.

"Nós trabalhamos com um processo metodológico que trocamos dupla de zagueiros, dupla de laterais... Demora um pouquinho a atingir o melhor nível, mas é o que entendemos que seja o melhor para que quando chegar o melhor nível nós tenhamos todos os atletas na sua melhor condição. Eu acredito dessa forma", explicou o técnico Tite.

Do lado do Bolívar, o time boliviano está invicto e garante a classificação antecipada — e a primeira colocação do grupo — com um empate nesta quarta-feira.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BOLÍVAR

FLAMENGO: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De la Cruz e Gerson; Lorran (Arrascaeta),Pedro e Éverton Cebolinha. Técnico: Tite.

BOLÍVAR: Lampe; Rocha, Orihuela, Jesús Sagredo e José Sagredo; Justiniano, Saucedo, Bruno Sávio e Vaca; Algarañaz e Da Costa. Técnico: Flávio Robatto.

ÁRBITRO: Andres Matonte (URU).

HORÁRIO: 21h30.

LOCAL: Maracanã

ONDE ASSISTIR: TV Globo e Paramount+

Pontos moeda