FOLHA NA COPA

Esportes

Alemanha vence nos descontos e ganha fôlego no Mundial da Rússia

Equipe insistiu o jogo inteiro e só conseguiu o gol da vitória, por 2 x 1, em cobrança de falta de Kroos nos descontos

Em jogo tenso e movimentado, a Alemanha insistiu, se desesperou e conseguiu uma vitória heróica, com um jogador a menos, diante da Suécia, por 2 x 1, neste sábado (23), na Copa do Mundo, mantendo suas chances de classificação para as oitavas, pelo grupo F. Kroos, de falta, marcou nos descontos.

O time não garantiu a classificação, mas passou a depender só de si, após um início difícil na competição, quando foi derrotado pelo México. Já a Suécia ainda tem chances se vencer o México na última rodada.

Mesmo irritado com as críticas, o técnico Joachim Low iniciou o jogo com a equipe alterada em relação à primeira partida. Na esquerda, Hector entrou em lugar de Plattenhardt. O volante Rudi e o atacante Reus foram, respectivamente, escalados para dar mais força e mobilidade aos alemães.

E a Alemanha iniciou no ataque, avançando os dois laterais simultaneamente e pressionando os suecos pelo meio. Logo aos dois minutos Muller avançou na área e cruzou, sem que nenhum atacante alcançasse.

Logo depois Reus chutou e após a bola bater na zaga, Draxler chutou por cima. Aos 7, Draxler novamente cruzou para ninguém. Havia movimentação na Alemanha, mas falta alguém para tocar para as redes.

A pressão continuou, com a Suécia sufocada em seu campo defensivo, sem conseguir sair jogando. Aos 11, o time começou a se aventurar em contra-ataques perigosos, já que a Alemanha mantinha quase todos os seus jogadores no ataque.

Aos 11, Berg entra cara a cara, desde a intermediária e é derrubado por Boateng antes de perder a dividida para Neuer. O árbitro nem mesmo utilizou VAR para verificar a existência de penalidade.

A Suécia, mesmo indignada, começou a avançar, diante de um adversário que permanecia em busca da vitória. O jogo ficou aberto. Aos 23, Rudi é atingido pela perna esquerda e sai de campo com o nariz sangando. Sem condições, mesmo desejando voltar, é substituído por Gundogan.

A esta altura, a Alemanha começava a dar sinais de desespero, arrefecendo o ímpeto ofensivo e dando mais espaços para a Suécia tomar a iniciativa. Aos 31, após raro erro de passe de Kroos, os suecos recuperaram na intermediária, cruzam na área paraToivonen se antecipar a Ruediger, matar no peito e tocar por cima de Neuer: 1 x 0 para a Suécia.

A partir do gol, a Alemanha não conseguiu criar chances perigosas, com os suecos ganhando todas as jogadas dentro de sua área. Lustig, lateral, fechava para dar apoio à zaga, ganhando as bolas pelo alto e anulando Draxler pela esquerda.

No fim do primeiro tempo, Claessen se precipitou ao tentar driblar e perdeu a bola dentro da área alemã. Aos 46, Berg cabeceia e Neuer faz grande defesa, antes de o árbitro encerrar o primeiro tempo. Os alemães desceram preocupados para o vestiário. A Suécia já dominava a partida.

Na segunda etapa, a Alemanha retomou a pressão. Timo Werner abriu mais pela esquerda, dando espaço a Mario Gomez pelo meio. E, justamente pela equerda, Werner cruzou, a bola passou por Gomez e sobrou para Reus empatar aos 2 minutos: 1 x 1.

A nova postura de Werner, mais aberto, quase proporcionou o segundo gol, quando ele tocou para Hector chutar nas mãos de Olsen. Pela direita os alemães também levavam perigo. Reus tentou tocar de letra, após cruzamento de Kimmich, mas furou, aos 15. Aos 21, Mário Gomez tocou por cima, quando recebeu livre na pequena área. Boateng, mais recuado, atrapalhava os contra-ataques suecos.

A partir dos 25 minutos, a Suécia tentou controlar novamente o jogo e passou a bloquear as investidas dos alemães. A situação piorou ainda mais com a expulsão de Boateng, após entrada por trás em Berg, aos 37. No desespero, Gomez ainda cabeceou para grande defesa de Olsen. Brandt ainda chutou na trave, já nos descontos. A Suécia, retrancada, viu Kroos, em cobrança de falta, fazer o gol da vitória.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA x SUÉCIA

Data e local: sábado (23), às 15h, no Estádio Fisht, em Sochi.

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)

Público: 44.287 presentes

Gols: Toivonen, aos 31 do primeiro tempo; Reus, aos 2 e Kroos, aos 49 do segundo.

Cartões amarelos: Ekdal, Boateng

Cartão vermelho: Boateng

Alemanha: Neuer; Kimmich, Ruediger, Boateng e Hector (Brandt); Rudi (Gundogan), Kroos, Draxler (Mario Gomez) e Muller; Reus e Werner. Técnico: Joachim Low.

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Larsson, Ekdal, Claesson (Durmaz) e Forsberg; Berg (Thelin) e Toivonen (Guidetti). Técnico: Janne Andersson.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda