FOLHA NA COPA

Esportes

Argentina perde da Croácia e se complica na Copa; Croatas avançam

Croácia vence por 3 a 0, nesta quinta (21), em Novogrod, e garante uma vaga nas oitavas de final. Argentinos precisam vencer e esperar outros resultados

Resultado deixa Argentina de Messi em situação dificílima no Grupo D da Copa (Foto: Reuters/Ivan Alvarado)

A Argentina se complicou de vez no Grupo D da Copa do Mundo ao ser derrotada pela Croácia por 3 a 0 nesta quinta-feira (21), em Novgorod. Já os croatas garantiram um lugar nas oitavas de final do Mundial com a vitória. Rebic, Modric e Rakitic fizeram os gols.

Com apenas um ponto, os sul-americanos precisam vencer a Nigéria e torcer por uma combinação de resultados para manter as esperanças de continuar na Copa. Já os croatas chegaram aos seis pontos e irão lutar pela liderança da chave.

Equilíbrio e tensão

A partida começou muito equilibrada e com jogadas duras de ambos os lados. O pisão de Manzukic no pé do argentino Ottamendi já mostrava que o duelo seria nervoso. Na sequência, o croata foi vítima da virilidade de Tagliafico.

Havia motivo para os ânimos estarem exaltados. Além da competitividade natural por se tratar de uma Copa, vários jogadores são rivais em grandes times da Europa.

Além disso, a seleção sul-americana vinha de um empate inesperado com a Islândia na primeira rodada do Mundial, Messi perdeu pênalti e a semana dos argentinos não foi nada tranquila.

- Acesse o caderno especial ''Folha na Copa''

Mas o primeiro lance de perigo foi dos croatas. Aos 5 minutos, Perisic entrou na área e bateu cruzado. O goleiro Caballero teve que se esticar para desviar a bola pela linha de fundo. Foi o primeiro susto para a torcida argentina.

Logo depois, Rakitic fez um ótimo lançamento para o lateral-direito Vrsaljko, que não conseguiu fazer bem o cruzamento e deu chance para a defesa adversária cortar o lance.

O craque Lionel Messi fez a primeira jogada dele no duelo aos 12 minutos, quando recebeu dentro da área, dominou e tentou girar, mas a bola escapou do camisa 10 argentino.

Os argentinos perderam uma grande chance para abrir o placar os 30 minutos. A bola sobrou para o volante Pérez dentro da pequena área e jogador bateu rasteiro, no canto, mas errou o gol.

Aos 39 minutos, o atacante Rebic entrou duro no tornozelo de Salvio e recebeu o cartão amarelo. Mas poderia ser expulso pelo árbitro uzbeque, pois a jogada foi violenta.

Apesar do esforço de ambos, argentinos e croatas foram para os vestiários sem alterar no marcador na primeira etapa.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a Argentina estava disposta a superar a Croácia e se recuperar do inesperado empate com a Islândia na primeira rodada.

Mas o goleiro Caballero fez uma bobagem gigantesca e dificultou ainda mais a missão argentina. O goleiro recebeu a bola recuada por Mercado e tentou devolvê-la, mas tocou curto demais. Atento, o croata Rebic aproveitou o erro e acertou um sem-pulo sensacional no gol: 1 a 0.

O gol mexeu visivelmente com os argentinos, que ficaram ainda mais nervosos em campo. Até mesmo o craque Messi, sempre calmo, se irritou ao sofrer uma falta.

Os sul-americanos aceleraram o jogo, mas não conseguiam criar boas jogadas. A arma principal era mesmo os cruzamentos na área da Croácia.

Porém, para desespero dos argentinos, o meia Modric arriscou de fora da área e fez um golaço em Novgorod. O craque do Real Madrid recebeu da esquerda, deu dois dribles de corpo em Ottamendi e bateu colocado. Caballero até pulou, mas não achou nada: 2 a 0.

Aos 40, uma falta sobre Rakitic provocou uma confusão entre os atletas das duas seleções. O meia croata foi derrubado por Mascherano, mas o zagueiro Ottamendi chutou a bola no rosto do adversário, que estava caído. Ottamendi recebeu o cartão amarelo pela jogada. Na cobrança de falta, o próprio Rakitic acertou a trave de Caballero.

Aos 46, em um contra-ataque mortal, Rakitic avançou, limpou o zagueiro e bateu para o gol. Caballero defendeu, mas a bola sobrou para o ataque croata e voltou para Rakitic, que apenas empurrou para as redes.

Descontrolados emocionalmente, os argentinos não conseguiram reverter a vantagem croata. Já os europeus se limitaram a suportar a pressão e esperar pelo apito final para comemorar a vaga na próxima fase da Copa.

Próximos jogos

Na próxima terça-feira, serão disputados os dois jogos da última rodada do grupo. Às 15 horas (horário de Brasília), a Argentina enfrentará a Nigéria, em São Petersburgo. No mesmo horário, Islândia e Croácia jogam, em Rostov.

21/6 – Estádio de Novgorod (Novgorod)

ARGENTINA 0 X 3 CROÁCIA

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão); Gols: Rebic, aos 8 do 2º tempo, Modric, aos 36 do 2º tempo e Rakitic, aos 46 do 2º; Cartões amarelos: Rebic, Manzukic e Vrsaljko (Croácia); Merdado (Argentina)

ARGENTINA: Caballero; Mercado, Ottamendi e Tagliafico; Mascherano, Pérez (Dybala, aos 22 do 2º), Salvio (Pavón, aos 11 do 2º), Acuña; Messi, Agëro (Higuaín, aos 10 do 2º) e Meza. Técnico: Jorge Sampaoli.

CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric, aos 12 do 2º), Modric, Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Com informações Portal R7

Pontos moeda