FOLHA NA COPA

Esportes

Bélgica goleia a Tunísia por 5 a 2 e vence pela segunda vez na Copa

Com dois gols de Lukaku, dois de Hazard e outro de Batshuayi, Bélgica goleia a Tunísia e encaminha sua classificação para as oitavas

É a segunda vitória da Bélgica / Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Sem dificuldades, a Bélgica confirmou seu grande favoritismo e goleou e Tunísia por 5 a 2 neste sábado (23), no estádio Spartak, em Moscou, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo.

Com um gol logo no início do jogo, de Hazard, aos 6 minutos, a Bélgica fez ainda mais dois gols com Lukaku na primeira etapa. O centroavante do Manchester United é agora um dos artilheiros da Copa ao lado do português Cristiano Ronaldo, com 4 gols.

A Tunísia, descontou no primeiro tempo, com Bronn, mas não teve força para segurar o forte time ofensivo da Bélgica, que amplicou no segundo tempo novamente com Hazard. Batshuayi fez ainda o 5º gol no final do jogo.

A Bélgica tem agora 6 pontos e lidera o Grupo G, que terá ainda Inglaterra e Panamá neste domingo (24). A Tunísia, com duas derrotas, está eliminada da Copa.

1º tempo

Após a boa estreia na Copa (3 a 0 no Panamá), a Bélgica começou a partida mostrando sua força e pressionando a Tunísia desde o primeiro minuto.

Aos 4 minuto, Lukaku e Mertens criaram chances de gol. Aos 5, Hazard foi derrubado por Syam Ben Youssef na lateral direita e o árbitro americano Jair Marrufo assinalou pênalti. Em dúvida, se foi dentro ou fora da área, o árbitro consultou o vídeo e confirmou a penalidade.

Na cobrança, Hazard bateu firme no canto esquerdo de Ben Mustapha e fez 1 a 0 aos 6 minutos. Em vantagem e tranquila em campo, a Bélgica seguiu no ataque, criando as melhores chances.

Assim, aos 16 minutos, fez 2 a 0. Mertens roubou a bola no meio-campo e tocou para Lukaku que bateu na saída do goleiro e fez seu terceiro gol Copa. Mas logo em seguida o time belga levou um susto. Após cobrança de falta de Khazri, pela esquerda, Bronn subiu mais do que a zaga e diminuiu de cabeça: Bélgica 2 x 1 Tunísia. Autor do gol, o zagueiro Bronn acabou se lesionando no joelho, sozinho, numa disputa com Carrasco e foi substituído por Naguez aos 23 minutos.

Com mais posse de bola (54% contra 46% da Tunísia), a Bélgica acabou finalizando 10 vezes no primeiro tempo contra 5 da seleção tunisiana. E nos minutos finais, após boa troca de passes no ataque, Lukaku recebeu de Meunier e ampliou o placar, chegando ao seu quarto gol na Copa se igualando ao português Cristiano Ronaldo.

2º tempo

Como no primeiro tempo, a Bélgica começou o jogo indo para cima da Tunísia. Explorando bem a velocidade de Hazard, o time do técnico Roberto Martínez ampliou o placar aos 6 minutos. Após ótimo lançamento de De Bruyne, o camisa 10 dominou na entrada da área e bateu sem chance para o goleiro Ben Mustapha.

Com a boa vantegem, o time belga recuou após o gol e passou a explorar mais os contra-ataques. E pensando no último confronto do Grupo G contra a Inglaterra, o técnico Roberto Martínez poupou o centroavante Lukaku e colocou o meia Fellaini aos 14 minutos. Em seguida, tirou o outro artilheiro da partida, Hazard, substituído por Batshuayi, aos 23 minutos.

Mesmo sem os dois principais jogadores, a Bélgica ainda quase ampliou e em três tentativas de Batshuayi. Aos 31 minutos, o atacante se livrou do goleiro, mas o zagueiro Meriah tirou em cima da linha. Dois minutos depois, Batshuayi pegou um rebote do goleiro e mandou no travessão. Na sequência, aos 36 minutos, após passe de De Bruyne, Batshuayi chutou, mas Ben Mustapha fez uma defesa à queima-roupa.

Próximos jogos

Na última rodada da primeira fase, na próxima quinta-feira (28), às 15h, a Bélgica pega a Inglaterra no Estádio Caliningrado, visando o primeiro lugar do Grupo G. Já a Tunísia tentará a primeira vitória na Copa de 2018 contra o Panamá na Arena Mordovia, em Saransk.

Ficha técnica

23/6 - Estádio Spartak (Moscou)

BÉLGICA 4 x 1 TUNÍSIA

Árbitro: Jair Marrufo (Estados Unidos); Público: 44 190; Gols: Hazard 6, Lukaku 16 e 48 e Bronn 18 do 1º; Hazard 6 do 2º; Cartões amarelos: Sassi (Tunísia)

BÉLGICA: Courtois, Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel e Carrasco; Mertens (Tielemans 41 do 2º), Lukaku (Fellaini 14 do 2º) e Hazard (Batshuayi 23 do 2º). Técnico: Roberto Martínez

TUNÍSIA: Ben Mustapha, Bronn (Naguez 23 do 1º), Syam Ben Youssef (Ben Alouane 41 do 1º), Meriah e Maaloul; Khaoui, Skhiri e Sassi (Sliti 14 do 2º); Fakherddine Ben Youssef, Khazri e Badri. Técnico: Nabil Maaloul 

As informações são do R7

Pontos moeda