FOLHA NA COPA

Esportes

Colômbia domina o jogo, vence por 3 a 0 e elimina Polônia

Com grande atuação de James Rodriguez e Cuadrado, a seleção colombiana mantém chances de classificação para as oitavas de final da Copa

James Rodriguez organizou as jogadas colombianas | Foto: Getty Images

A Colômbia utilizou seu tradicional toque de bola para vencer a Polônia, por 3 a 0, neste domingo (24), na Arena Kazan, eliminando o adversário e mantendo as chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018. Os colombianos precisam vencer a seleção de Senegal, na próxima quinta-feira (28), em Samara.

Os gols foram de Mina, aos 39 do primeiro tempo; Falcão Garcia, após muitas tentativas, aos 24, e Cuadrado, aos 29 do segundo. Comandado por James Rodriguez e Quinteros na armação, o time colombiano teve uma grande atuação. Lembrou a geração colombiana que encantou o mundo nos anos 90.

Impôs seu ritmo diante dos poloneses, que tiveram todo o esquema de marcação desconstruído por triangulações, jogadas individuais e marcação precisa. Cuadrado, no ataque, e Mina, na defesa, também foram destaques.

A Polônia começou no ataque, a todo vapor. Lewandowski abria pelas pontas e atraía a marcação, tirando pelo menos um dos zagueiros da área. O zagueiro Mina, porém, comandava a zaga e logo a 1 minuto subiu alto para afastar cruzamento da esquerda.

A Colômbia procurava tocar desde a defesa, para sair em velocidade, mas sentia dificuldades nos primeiros minutos. Quando conseguia, a Polônia recuava por completo e fazia uma marcação cerrada, impedindo a movimentação de Cuadrado pela direita. Isso, no entanto, não durou muito.

O ritmo colombiano também era frenético e, aos 8, a equipe ameaçou pela primeira vez, com James Rodriguez arriscando de fora da área, para defesa de Szczesny.

A Colômbia, a partir dos 10 minutos, começou a avançar, pressionando, com toques rápidos, os poloneses, que tinham cinco no meio-campo. Mas faltava uma melhor finalização para ambas as equipes.

A vontade das duas equipes era tanta que tanto Lewandowski quanto Falcão Garcia voltavam para buscar jogo ou ajudar a defesa nas bolas paradas. O estilo das duas equipes também se assemelhava na marcação, com muitos jogadores ocupando a faixa central.

Mas, aos poucos, os colombianos passaram a ameaçar mais, com triangulações entre Quintero, James Rodriguez e Cuadrado. Eles acionavam Falcão Garcia que, muito marcado, não conseguia chutar a gol.

Aos 36, Cuadrado faz grande jogada, dribla dois, chega à linha de fundo, mas Szczesny interceptou o cruzamento. O gol estava Maduro e, surgiu após nova triangulação.

Na entrada da área Quintero tocou para James Rodriguez, que só deu um toque por cima e colocou a bola para Mina, que cabeceou da pequena área, fazendo 1 x 0 para a Colômbia.

Pela direita, Cuadrado desmontou a marcação polonesa, que teve de abrir mão de um meio-campista para fazer a marcação na lateral. E com maior volume no meio-campo, a Colômbia continuou dominando, tocando a bola esperando o fim do primeiro tempo.

Na etapa final, até que os poloneses tentaram neutralizar as avançadas da Colômbia, aproximando os meio-campistas dos atacantes. O maior perigo para os colombianos era a movimentação de Lewandowski, que perdeu um gol cara a cara com Ospina, aos 12.

Mas a iniciativa polonesa acabou cedendo espaço para os contra-ataques e, com James Rodriguez e Quinteros inspirados, a Colômbia criou chances. E chegou ao segundo com Falcão Garcia, após ele receber em velocidade de Quinteros, aos 24.

Cinco minutos depois, foi a vez de James Rodriguez acionar Cuadrado, que também entrou livre e tocou no canto esquerdo de Szczesny. A preocupação da Polônia, passou a ser não tomar mais gols. O time se fechou, tentando o ataque em jogadas isoladas.

Aos 35, a bola sobrou para Krychowiak na pequna área, mas o volante Uribe bloqueou o chute. Aos 38, o próprio Uribe quase faz de calcanhar. Lewandowski queria o gol de honra, chutou de longe, aos 43, para grande defesa de Ospina, outro que teve boa atuação.

Mas a superioridade era do time colombiano, bem mais organizado. A Polônia, então, viu a Colômbia trocar passes e oferecer perigo, esbanjando a velha técnica sul-americana.

Ficha técnica

Polônia x Colômbia

Data e local: domingo (24), às 15h, na Arena Kazan

Árbitro: César Arturo Ramos (México)

Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernandez (México)

Gols: Mina, aos 39 minutos do primeiro tempo; Falcão Garcia, aos 24 e Cuadrado, aos 29 do segundo

Cartão amarelo: Bednarek, aos 5 do 2T e Goralski, aos 39 do 2T

Polônia: Szczesny; Piszczek, Bednarek e Pazdan (Glik, aos 35 do 2T); Krychowiak, Goralski, Bereszyniski (Teodorczyk, aos 27 do 2T), Rybus e Zielinski; Lewandowski e Kownack (Grosicki, aos 11 do 2T). Técnico: Adam Nawalka.

Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Barrios, Aguilar (Uribe, 31 do 1T), Quintero (Lerma, aos 27 do 2T) e James Rodríguez; Cuadrado e Falcao Garcia (Bacca, aos 32 do 2T). Técnico: José Pekerman.

Pontos moeda