FOLHA NA COPA

Esportes

Inglaterra sofre, mas vence Tunísia por 2 a 1 na estreia da Copa

Time inglês massacrou os africanos no 1º tempo, sofreu empate em pênalti infantil, mas chegou à vitória com gol marcado nos minutos finais da partida


A Inglaterra sofreu para vencer a Tunísia por 2 a 1 nesta segunda-feira (18), na Arena Volvogrado, na estreia das seleções no Grupo G da Copa do Mundo. A equipe europeia, tida como uma das mais fortes do Mundial, venceu com um gol nos acréscimos do segundo tempo, marcado pelo artilheiro Harry Kane, que também havia feito o primeiro gol da equipe inglesa.

Mas o time comandado pelo técnico Gareth Southgate havia sofrido durante toda a partida e quase perdeu a chance da vitória em um pênalti infantil, cometido pelo zagueiro Walker e convertido por Sassi.

A chave é liderada pela Bélgica que, mais cedo, havia vencido o Panamá — estreante em mundiais — por 3 a 0, em Sochi. A Inglaterra também tem três pontos, mas fica atrás dos belgas devido ao saldo de gols. Tunisianos e panamenhos estão na lanterna do grupo.

Massacre inglês

A Inglaterra deu uma blitz na área dos tunisianos já nos primeiros movimentos e quase abriu o placar. Aos 2 minutos, Henderson lançou do campo de defesa para Dele Alli, que cruzou para a área. A defesa cortou e a bola sobrou para Lingard, que tocou rasteiro para uma grande defesa do goleiro Hassen com os pés.

Na sequência, houve a cobrança de escanteio e o atacante Harry Kane, astro do Tottenham, subiu de cabeça para obrigar Hassen a fazer outra bela defesa.

Pouco depois, o atacante Sterling, do Manchester City, teve uma grande chance para marcar, mas chutou mal e perdeu o gol.

A Inglaterra continuou pressionando e, aos 11, o artilheiro Harry Kane marcou o primeiro gol da seleção europeia no Mundial. Oportunista, o atacante aproveitou o rebote do goleiro Hassen após uma cabeçada de Stone e mandou para as redes.

O goleiro Hassen, que fazia um grande início de jogo, sentiu o ombro e teve que ser substituído por Ben Musfapha, aos 15 minutos.

Mustapha já foi testado logo no primeiro lance em campo, mas defendeu bem um chute de Henderson.

O massacre inglês continuou na primeira etapa, mas a equipe perdia muitas oportunidades. O primeiro chute a gol dos tunisianos ocorreu somente aos 23 minutos.

Aos 35 minutos, a máxima do “quem não faz, leva” atingiu em cheio a Inglaterra. O zagueiro Walker deu uma cotovelada no atacante Ben Youssef ao tentar impedi-lo de chegar em uma bola cruzada da direita. Pênalti.

O volante Sassi bateu no canto direito do goleiro Pickford e empatou a partida para os tunisianos: 1 a 1.

A Inglaterra voltou à carga e quase chegou ao segundo gol aos 39 minutos em uma grande consufão na área da Tunísia. Dele Alli tentou e Ben Youssef salvou de cabeça sobre a linha. Depois, Sterling tentou de bicicleta, mas furou.

Aos 42 minutos, Lingard pegou de primeira dentro da área, mas a bola bateu na zaga e foi para a linha de fundo. O mesmo Lingard ainda perdeu outro gol feito antes do apito final do primeiro tempo. O inglês aproveitou uma saída errada da defesa tunisiana e se antecipou à saída do goleiro Mustapha, mas a bola bateu na trave saiu.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o panorama da partida mudou um pouco. Os ingleses ainda se lançavam ao ataque em busca do gol. Mas, diferentemente do primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Gareth Southgate já não tinha o mesmo ímpeto.

Os atacantes, especialmente com Kane, Sterling e Lingard, já não conseguiam levar o mesmo perigo ao gol de Mustapha como na primeira metade do jogo. A velocidade da partida também caiu.

A primeira jogada de perigo dos ingleses aconteceu somente aos 24 minutos em uma cobrança de falta do lateral Trippier. Mas a bola passou à direita do gol de Mustapha.

Aos 34, a Inglaterra teve uma grande chance em falta batida pelo veterano Ashley Young, mas a bola do lateral-esquerdo foi alta demais e saiu pela linha de fundo.

Mas o time inglês foi salvo novamente pelo atacante Harry Kane, que aproveitou um cruzamento para fazer de cabeça o gol da vitória.

Próximo jogo

No próximo domingo, às 9 horas (horário de Brasília), os ingleses enfrentam o Panamá, em Novgorod. Um dia antes (sábado), Bélgica e Tunísia jogam no mesmo horário na Arena Spartak, em Moscou.

Pontos moeda