FOLHA NA COPA

Esportes

O que precisa acontecer para que o Brasil se classifique? Veja os resultados necessários

Em um dos cenários, a Seleção Brasileira pode até perder para a Sérvia, desde que a Suíça também perca. Com isso, a decisão será no saldo de gols

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Os classificados do Grupo do Brasil enfrentam os do Grupo F (Alemanha, México, Suécia e Coréia)

A virada da Suíça sobre a Sérvia por 2 a 1 nesta sexta-feira (22), em Kaliningrado, no fechamento da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo, embolou a chave. Pela manhã, a Seleção Brasileira venceu, com dificuldade, a Costa Rica por 2 a 0 em São Petersburgo. O triunfo suíço também colocou a seleção brasileira como líder da chave pelo saldo de gols.

Agora, Suíça e Brasil têm quatro pontos, enquanto a Sérvia soma três. Dessa forma, todas estão vivas na luta por duas vagas às oitavas de final do torneio. Os costarriquenhos, que perderam as duas partidas até aqui, já estão eliminados.

Critérios de classificação

Na fase de grupos, a classificação obedece os seguintes critérios, passando de um para outro, até que ocorra o desempate: maior número de pontos ganhos, contando três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota. Cada seleção faz três jogos nesta fase; a maior diferença de gols, entre os gols feitos e os sofridos; e o maior número de gols marcados pela seleção.

Caso esses critérios não decidam, então serão considerados apenas os jogos entre as seleções ainda empatadas, obedecendo a mesma ordem de prioridade: maior pontuação; saldo de gols e o melhor ataque. Mesmo assim, caso duas seleções continuem iguais, tem uma última chance antes do sorteio. Serão levados em consideração os cartões amarelos e vermelhos recebidos nos três jogos. Fica em melhor posição quem perder menos pontos.

Um cartão amarelo perde um ponto, dois amarelos, com consequente expulsão, perde três pontos; um cartão vermelho direto perde quatro pontos e, se um jogador receber um cartão amarelo e depois um vermelho, a seleção perde cinco pontos. Se nada disto resolver a Fifa realizará um sorteio para definir as posições dos empatados no grupo em questão.

Rumo ao hexa

Mas o que a Seleção Brasileira precisa para se classificar? Para te dar uma panorama das possibilidades, o Folha Vitória analisou todos os cenários possíveis para a última rodada do Grupo do Brasil, que acontece na próxima quarta-feira (27), às 15 horas. Lembrando que as duas partidas irão ocorrer simultaneamente. E que o primeiro colocado do grupo enfrenta o segundo colocado do Grupo F, que é formado pelas seleções da Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul. Confira!

         Brasil e Suíça só dependem deles para a classificação para as oitavas de final da Copa

CENÁRIO 1 (BRASIL GANHA E SUÍÇA GANHA)

Se o Brasil vencer a Sérvia, e a Suíça vencer a Costa Rica, as duas seleções ficam com 7 pontos. E a decisão entre a primeira e segunda colocada será no saldo de gols.

BRASIL - 7 PONTOS
SUÍÇA - 7 PONTOS
SÉRVIA - 3 PONTOS
COSTA RICA  - 0 PONTOS

CENÁRIO 2 (BRASIL EMPATA E SUÍÇA GANHA)

Se o Brasil empatar com a Sérvia, a Seleção Brasileira fica com 5 pontos. Já a Sérvia chega a 4 pontos. Dessa forma, se a Suíça vencer a Costa Rica, fica com 7 pontos e garante a primeira colocação do grupo. 

SUÍÇA - 7 PONTOS
BRASIL - 5 PONTOS
SÉRVIA - 4 PONTOS
COSTA RICA - 0 PONTOS

CENÁRIO 3 (BRASIL PERDE E SUÍÇA PERDE)

Um dos piores cenários para o Brasil seria uma derrota para a Sérvia. Dessa forma, iria depender de uma derrota da Seleção Suíça. Com isso, a Sérvia passaria na primeira colocação e a decisão da segunda colocada seria no saldo de gols. 

SÉRVIA - 6 PONTOS
BRASIL - 4 PONTOS
SUÍÇA- 4 PONTOS
COSTA RICA - 3 PONTOS

CENÁRIO 4 (BRASIL PERDE E SUÍÇA GANHA)

Agora o pior cenário. O Brasil perde para a Sérvia e a Suíça vence a Costa Rica. Com isso, o Brasil seria eliminado da Copa da Rússia. 

SUÍÇA- 7 PONTOS
SÉRVIA - 6 PONTOS
BRASIL - 4 PONTOS
COSTA RICA - 0 PONTOS

CENÁRIO 5 (BRASIL EMPATA E SUÍÇA EMPATA)

Com o empate entre as quatro seleções na última rodada, o Brasil ficaria com 5 pontos, a Sérvia com 4 pontos e a Suíça com 5 pontos. Assim, a decisão de quem ficaria com a primeira colocação no grupo seria no saldo de gols. 

SUÍÇA- 5 PONTOS
BRASIL - 5 PONTO
SÉRVIA - 4 PONTOS
COSTA RICA - 1 PONTOS

CENÁRIO 6 (BRASIL GANHA E SUÍÇA PERDE)

Esse é o cenário ideal para a Seleção Brasileira. Isto é, se quiser ficar em primeira no grupo e correr o risco de enfrentar a Alemanha já nas oitavas de final da Copa. 

BRASIL - 7 PONTO
SUÍÇA - 4 PONTOS
SÉRVIA - 3 PONTOS
COSTA RICA - 3 PONTOS

CENÁRIO 7 (BRASIL GANHA E SUÍÇA EMPATA)

Se o Brasil vencer a Sérvia, e a Suíça empatar com a Costa Rica, a Seleção Brasileira passa na primeira colocação. E a Suíça se garante na segunda posição. 

BRASIL - 7 PONTO
SUÍÇA - 5 PONTOS
SÉRVIA - 3 PONTOS
COSTA RICA - 1 PONTOS

CENÁRIO 8 (BRASIL EMPATA E SUÍÇA PERDE)

Nesse cenário, o Brasil passa em primeiro lugar e a Suíça disputa a segunda colocação, no saldo de gols, com a Sérvia.

BRASIL - 5 PONTO
SUÍÇA - 4 PONTOS
SÉRVIA - 4 PONTOS
COSTA RICA - 3 PONTOS

CENÁRIO 9 (BRASIL PERDE E SUÍÇA EMPATA)

Com a derrota da Seleção Brasileira, e o empate da Suíça, a Seleção da Sérvia passaria na primeira colocação. Já a segunda colocação ficaria com a Suíça.

SÉRVIA - 6 PONTOS
SUÍÇA - 5 PONTOS
BRASIL - 4 PONTO
COSTA RICA - 1 PONTOS

Pontos moeda