FOLHA NA COPA

Esportes

Por R$ 425, camisa da URSS vira artigo 'hipster' na Copa do Mundo

Réplica do uniforme vermelho, com gola em V, brasão com a foice e o martelo sai da vitrines para para os estádios de Moscou

URSS foi a sete Copas, mas não passou de um quarto lugar na Inglaterra 1966 | Foto: André Avelar/R7

André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia

Uma camisa em especial tem unido moscovitas e estrangeiros em Moscou para a Copa do Mundo.

O vermelho da vestimenta retrô da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) sai rapidamente das vitrines e ganha arredores do Estádio Luzhniki tanto na forma de orgulho dos habitantes locais, quanto na paixão de estrangeiros por artigos 'hipsters'.

Campeã da Eurocopa 1960 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne 1956 e Seul 1988, a União Soviética marcou época e conseguiu grandes feitos no futebol. Mesmo assim, em Copas do Mundo, o histórico não foi tão grandioso quanto se esperava. O país participou de sete torneios, mas não passou de um quarto lugar na Inglaterra, em 1966.

A camisa vendida para amantes do futebol em lojas de souvernires é uma réplica do modelo de 1991. Esse foi justamente o ano em que aconteceu a dissolução da URSS, com a independência das antigas repúblicas e também outras tantas conquistas dentro das quatro linhas.

“Achávamos que vocês [ocidentais] não gostavam de nós”, arranhou, em inglês misturado com russo, o vendedor de uma loja da fabricante do material esportivo, em um shopping center, na estação Okhotny Ryad, que sai na Praça Vermelha.

Com o número 9 às costas, a camisa vermelha é feita com uma malha esportiva e reproduz a autêntica nos mínimos detalhes. A gola em V e, sobretudo, o brasão soviético de foice e martelo concedem ao produto o orgulho do povo soviético e, ao mesmo tempo, o diferencial da contracultura 'hipster' para os estrangeiros ao preço de 6.990 rublos (aproximadamente R$ 425).

“Essa camisa mostra a nossa história. A história do povo moscovita”, bradou o torcedor Ilia Zvonsv, com uma jaqueta militar em uma das mão e o ingresso para a entrada no Estádio Luzhniki. 

Aranha Negra

Apesar do número 9 escolhido para homenagear a camisa da coleção retrô da década de 1990, o maior expoente do futebol soviético é um goleiro. Lev Yashin, o Aranha Negra é considerado por muitos o melhor da sua posição em todos os tempos. O jogador, ouro olímpico em Melbourne 1956, é o pôster oficial para a Copa do Mundo.

Dentro de campo, a Rússia enfrenta o Egito na terça-feira (19), em São Petersburgo, pela segunda rodada do Grupo A. Os anfitriões lideram a chave ao lado do Uruguai, ambos com três pontos.

Pontos moeda