FOLHA NA COPA

Esportes

Saiba como ser produtivo no trabalho nos dias de jogos da Copa

Empresas usam a criatividade para equilibrar a torcida com as obrigações do dia a dia durante os jogos do mundial, disputado na Rússia

Empresa monta arquibancada para funcionários torcerem durante os jogos | Foto: R7/ Divulgação

Karla Dunder, do R7

Durante o período da Copa, os jogos da seleção passam a ser o foco de milhões de brasileiros. Casas ganham decoração temática e as ruas se enchem de verde e amarelo. Além do encontro com amigos e os famosos bolões.

Mas, quando os dias que os jogos caem justamente no horário de trabalho? Como equilibrar a paixão nacional e produtividade? Empresas usam a criatividade para agradar a gregos e troiano — torcedores e patrões.

A gerente de atendimento Tatiana De Francesco já está no clima da Copa. Na Adstream, empresa de publicidade onde ela trabalha, é possível acompanhar a todos os jogos da Copa.

"Foram espalhados quatro aparelhos de TV pelo escritório, fora o espaço que temos especialmente para isso. Posso acompanhar todas as seleções, não só os jogos do Brasil", conta.

Todos vão acompanhar os jogos da seleção.

"No próximo jogo, faremos um café da manhã e a expectativa é que as pessoas tragam camisa, cornetas e pintem o rosto."

Folga nos jogos do Brasil

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que três em cada dez empresas ouvidas (28%) vão dispensar seus colaboradores para assistirem aos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo da Rússia. Ainda, segundo a pesquisa, 17% das empresas pretendem montar um espaço para que os colaboradores assistam os jogos sem necessariamente sair do ambiente de trabalho.

Para o diretor executivo da Bazz Operações em Recursos Humanos, Celso Bazzola, essa é uma boa estratégia.

“A empresa deve se planejar dentro de seus princípios e valores para que possa oferecer aos funcionários alternativas para assistir os jogos do Brasil, caso contrário poderá sofrer com a desmotivação, desgaste da imagem, faltas.”

Família em hotel da seleção pode fazer a diferença na Copa

“Primeiro é preciso avaliar a cultura da empresa, como oferece essa flexibilidade fomos até os nossos colaboradores para saber se eles queriam assistir aos jogos”, conta Juliana Carvalho, gerente de RH da Cazamba, empresa de tecnologia e mídia. “Nossa relação é baseada em responsabilidade e confiança e por isso optamos por liberar os nossos colaboradores quando os jogos forem na parte da manhã e, na parte da tarde, assistiremos juntos”. 

Decoração da Copa

E para entrar no clima, as empresas investiram mais do que apenas em decoração. Além do verde e amarelo e das bandeiras penduradas, em alguns lugares é possível assistir aos jogos em arquibancadas, com telão e sala de jogos. “Aqui, todos assistiram a abertura da Copa usando a camisa da seleção, comendo pipoca e brigadeiro”, conta Gizele Delboni, coordenadora de RH da Samba Tech.

Em contrapartida, os funcionários devem cumprir as metas estabelecidas e compensar as horas. "Usar o banco de horas é uma estratégia interessante para ambos: o funcionário participa da festa e a empresa reduz gastos", avalia Bazzola. 

“É muito positivo para a empresa se organizar, ninguém precisa mentir ou inventar desculpas para assistir os jogos da Copa”, brinca Fredy Evangelista, CEO da Vianuvem, plataforma de gestão de documentos online. A empresa montou uma arena na área do lobby, customizou camisetas e um organiza um happy hour uma hora antes do jogo. “O suporte se organizou para chegar uma hora mais cedo outros setores adaptaram a agenda para ter esse momento de confraternização. ”

“Na prática, todas as ações de engajamento geram motivação e trazem mais resultados para a empresa”, observa Gizele.

Bazzola observa que é um bom momento para motivar as pessoas. "Entendo que essa pode ser uma grande oportunidade para que se faça a integração de equipes e a empresa demonstre o quanto está atenta aos acontecimentos informais fora de seu negócio."


Pontos moeda