FOLHA NA COPA

Esportes

Senegal aproveita falhas da Polônia e vence por 2 a 1 na estreia da Copa

Seleção africana venceu os europeus pelo Grupo H, nesta terça (19), em Moscou, com um gol contra do brasileiro naturalizado polonês Thiago Cionek

Em um jogo muito equilibrado, Senegal aproveitou uma infelicidade e uma falha grotesta da defesa da Polônia para vencer os europeus por 2 a 1. Poloneses e senegaleses jogaram pela primeira rodada do Grupo H da Copa, nesta terça-feira (19), na Arena Spartak, em Moscou.

Senegal não assumiu a liderança da chave por ter levado mais cartões amarelos que o Japão — os japoneses venceram a Colômbia também por 2 a 1, horas antes. Colômbia e Polônia dividem a lanterna.

Jogo equilibrado

Com a bola rolando, as duas seleções não ofereceram fortes emoções aos torcedores na primeira etapa. Houve muito equilíbrio, mas pouca criatividade.

O primeiro lance de perigo ocorreu aos 18 minutos e foi da seleção senegalesa. Niang apontou pela esquerda, entrou na área e bateu cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Na sequência, a Polônia desceu ao ataque. Piszczek chutou e Grosick desviou de cabeça para o gol, mas sem acertar o alvo.

O astro Lewandowski só apareceu na partida aos 23 minutos, quando recebeu na entrada da área, matou no peito e emendou de virada para o gol. Mas a bola saiu mascada e não ofereceu perigo ao goleiro Khadim NDiaye.

Brasileiro faz contra

Aos 38 minutos, o atacante Niang se livrou da marcação, arrancou pela esquerda e tocou para Mané, que esperou a chegada de Gueye. O volante dominou e bateu, mas a bola desviou no zagueiro Thiago Cionek, um brasileiro naturalizado polonês, e enganou o goleiro Szczesny: 1 a 0 para Senegal.

Nascido em Curitiba, Thiago, de 32 anos, é filho de imigrantes poloneses e, por isso, obteve a cidadania do país europeu, em 2011.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram dos vestiários mais soltas e a partida ficou mais aberta na segunda etapa.

Logo aos 5 minutos, Lewadowski arrancou pelo meio e ia em direção ao gol, mas foi derrobado por Sané, que recebeu o cartão amarelo pela falta.

O próprio camisa 9 e capitão polonês foi para a cobrança com precisão, mas o goleiro senegalês fez uma grande defesa e impediu o empate.

No lance seguinte, Senegal foi ao ataque com Mané, que tentou um voleio, mas foi travado pela defesa polonesa.

Pane na defesa polonesa

Niang — que havia acabado de receber atendimento devido a uma pancada no tornozelo — aproveitou uma falha grotesca da zaga da Polônia, aos 15 minutos, para ampliar a vantagem de Senegal no jogo.

A bola foi espirrada da defesa africana, mas Krychowiak tentou atrasar para Bednarek, mas o atacante senegalês se enfiou entre ambos, passou pelo goleiro Szczesny — que saiu muito mal da meta — e apenas empurrou para as redes.

A Polônia tentou se lançar ao ataque em busca do primeiro gol, mas não conseguiu levar grande perigo para a meta de NDiaye. Por outro lado, os senegaleses passaram a administrar a vantagem e explorar ainda mais os contra-ataques.

Aos 40 minutos, o atacante senegalês Ismaiala disputou a bola com Rybys e caiu na área. O africano pediu pênalti e os poloneses se irritaram, pois entenderam que o atacante simulou a falta.

Na sequência, a Polônia desceu e descontou com Krychowiak, de cabeça, após cruzamento. A arbitragem aguardou a análise do lance pelo árbitro de vídeo e validou o lance.

Os poloneses tentaram pressionar ainda mais em busca do empate após o gol, mas Senegal conseguiu suportar os avanços e saiu da Arena Spartak com a vitória na estreia, como em 2002, quando bateu a França, campeã da edição anterior, por 1 a 0.

Próximo Jogo

No próximo domingo, às 12 horas (horário de Brasília), o Japão enfrentará Senegal, em Ecaterimburgo. Às 15, poloneses e colombianos jogam na Arena Kazan.

Ficha técnica

19/6 – Arena Spartak (Moscou)

POLÔNIA 1 x 2 SENEGAL

Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein); Gols: Thiago Cionek (contra), aos 38 do 1º, Niang aos 15 do 2º, Krychowiak aos 40 do 2º; Cartões amarelos: Krychowiak (Polônia), Sané e Gueye (Senegal).

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek (Bereszynski, aos 37 do 2º), Cionek, Pazdan e Rybus; Krychowiak e Zielinski; Kuba (Bednarek, no intervalo), Milik e Grosiki; Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

SENEGAL: Khadim NDiaye; Wague, Koulibaly, Salif Sané e Sabaly; Alfred NDiaye (Kouyate, aos 41 do 2º), Gueye, Sadio Mané e Ismaila; Diouf (NDoye, aos 15 do 2º) e Niang (Konate, aos 30 do 2º). Técnico: Aliou Cissé Aliou.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda