FOLHA NA COPA

Esportes

E se a Copa fosse uma competição de IDH, qual seria a posição das seleções?

Países como Suíça, Austr´ália, Alemanha e Dinamarca se destacam no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, adotado pela ONU. Já o Brasil, decepciona

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
O Brasil ocupa somente a 79 colocação no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

A Copa da Rússia conta com a participação de 32 seleções dos cinco continentes e o ranking da FIFA, utilizado desde 1993, tem grande importância para os  envolvidos, já que é fundamental para a escolha das seleções cabeça de chave da competição.

Na última divulgação do ranking, a Seleção Brasileira ocupava a segunda colocação, atrás somente da Alemanha, atual campeã do mundo. Entre as 20 melhores seleções do mundo, estão a Argentina, na quinta colocação, o Peru, em décimo primeiro, além do México, Colômbia e Uruguai. 

Mas como seria a classificação dos países que disputam a Copa da Rússia se o ranking fosse baseado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual. 

O índice é definido pela combinação de expectativa de vida, educação e renda per capita dos países, servindo como indicativo do progresso dessas nações. É com base nele que os países são classificados como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.  

Bola Cheia

Quem não decepciona no campo do desenvolvimento humano são Suíça e Austrália, que ocupam a segunda colocação no ranking mundial. Entre as seleções que não foram para a Copa da Rússia, a Noruega, atual primeira colocada no ranking, merece destaque.

Bola murcha

Se o Brasil é um dos favoritos a Copa da Rússia e atualmente encontra-se na segunda colocação do ranking da FIFA, no IDH a realidade é bem diferente. O país é apenas o 79º. E a situação de outros países sul-americanos e da América Central e do Norte não é tão diferente. A Costa Rica é a 66º, o México o 77º, o Peru 87º e a Colômbia, a 95º.

Entre os países que disputam a competição, o que possui o pior índice de desenvolvimento humano é o Senegal, que atualmente encontra-se na 162º. Assim como outros países africanos, como o Egito (111º), Marrocos (123º) e Nigéria (152º). 

Quer saber quem dá um show no campo campo do desenvolvimento humano?Confira o gráfico abaixo. 


Pontos moeda