FOLHA NA COPA

Esportes

Suíça ganha da Sérvia por 2 a 1 e embola grupo do Brasil

Suíça bate a Sérvia com gol de Shaqiri, aos 44 minutos do segundo tempo, na primeira virada da Copa da Rússia e deixa a chave do Brasil embolada

Suíço Shaqiri (esquerda) disputa bola com Matic, da Sérvia (Foto: Reuters/Ricardo Moraes

A virada da Suíça sobre a Sérvia por 2 a 1 nesta sexta-feira (22), em Kaliningrado, no fechamento da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo, embolou a chave — na outra partida, o Brasil venceu a Costa Rica por 2 a 0, em São Petersburgo.

Agora, Suíça e Brasil têm quatro pontos, enquanto a Sérvia soma três. Todas estão vivas na luta por duas vagas às oitavas de final do torneio. Os costarriquenhos, que perderam as duas partidas até aqui, já estão eliminados.

O jogo

Animada pela vitória na estreia contra a Costa Rica e a possibilidade de garantir uma vaga nas oitavas de final com um novo triunfo diante dos suíços, a Sérvia começou a partida desta sexta no ataque.

- Acesse o caderno especial ''Folha na Copa''

Aos 5 minutos, o atacante Mitrovic aproveitou um cruzamento da direita e acertou uma bela cabeçada, mas o goleiro Sommer fez uma grande defesa.

No lance seguinte, a bola foi alçada da ponta-direita novamente para Mitrovic que, nesta vez, não desperdiçou. O centroavante grandalhão cabeceou para as redes da Suíça: 1 a 0.

A Suíça teve uma boa chance de empate, aos 10 minutos, em uma jogada que começou com o lateral-esquerdo Ricardo Rodriguéz — jogador do Milan —, que tocou para Dezmaili. O meio-campista bateu cruzado e a bola passou muito perto do gol de Stojkovic.

Os sérvios passaram a se preocupar mais com a defesa e explorar os contra-ataques ou eventuais erros dos suíços que, por outro lado, procuravam trabalhar a bola para chegar até o gol adversário. Mas, a Suíça não conseguia levar grande perigo ao gol da Sérvia.

O time suíço insistiu na troca de passes e criou uma jogada de perigo aos 29 minutos. Zuber lançou na área para Dzemaili, que dividiu com a zaga da Sérvia, mas conseguiu tocar para o gol, mas Sommer desviou para a linha de fundo.

Já a Sérvia suportava a pressão adversária e só voltaria a atacar aos 37 minutos. Tadic aproveitou o rebote após cobrança de falta de Kolarov e emendou para o gol. Mas o chute foi fraco e Sommer encaixou a bola sem problemas.

Segunda etapa

A Suíça voltou do vestiário ainda mais disposta a mudar a história do jogo. E conseguiu o empate, aos 7 minutos, com Xhaka, que soltou uma bomba indefensável para Stojkovic.

Os suíços se animaram e partiram para cima dos adversários em busca da virada. Aos 12 minutos, o meia Shaqiri se livrou da marcação no bico direito da área e virou para o gol com estilo. A bola bateu na forquilha do gol da Sérvia.

A equipe sérvia parece ter se apagado na segunda etapa e apenas trocava bolas na intermediária. Já os suíços dominavam a posse de bola — 62% contra 38% por volta dos 18 minutos do segundo tempo.

Mas, a partir dos 30 minutos, a partida ficou mais aberta. Os sérvios passaram a incomodar mais a defesa da Suíça, que era perigosíssima nos contra-ataques.

Foram pelo menos três chances claras dos suíços para virar o marcador. Entre essas oportunidades, um chute forte de Embolo, de fora da área, que obrigou o goleiro sérvio a defender em dois tempos.

Mas, aos 44 minutos, a Suíça desceu novamente em um contra-ataque mortal. Shaqiri foi lançado por Xhaka, dominou e bateu prensado com a zaga, cruzado, para dar a vitória à equipe suíça — foi a primeira virada da Copa.

Próximos jogos

Na quarta-feira da semana que vem (27), a Sérvia enfrentará o Brasil, às 15 horas (horário de Brasília), na Arena Spartak, em Moscou. Também na quarta, às 15 horas, a Suiça jogará contra a Costa Rica.

Ficha técnica

22/6 – Estádio de Kaliningrado (Kaliningrado)

SÉRVIA x SUÍÇA

Árbitro: Felix Brych (Alemanha); Público: ; Gols: ; Cartões amarelos: Sergej, Milivojevic, Matic (Sérvia)

SÉRVIA: Stojkovic; Ivanovic, Millenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Milivojevic (Radonjic, aos 34 do 2º), Tadic, Sergej e Kostic (Ljajic, aos 18 do 2º); Motrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

SUÍÇA: Yann Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodriguéz; Behami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili (Embolo, aos 27 do 2º) e Zuber; Seferovic (Gavranovic, no intervalo). Técnico: Vladimir Petkovic.

Com informações Portal R7

Pontos moeda