Esportes

Em recepção a jogadores, Macron exalta união da seleção francesa

Redação Folha Vitória

Em festiva recepção aos jogadores da seleção da França, o presidente Emmanuel Macron agradeceu o empenho dos atletas na Copa do Mundo da Rússia e exaltou a "união" do grupo que faturou o título em Moscou, no domingo. Os franceses derrotaram os croatas por 4 a 2 no Estádio Luzhniki.

"Quero apenas dizer três coisas a vocês: um, obrigado. Obrigado ao presidente da Federação Francesa de Futebol, ao técnico [Didier Deschamps], aos jogadores e a toda a equipe. Obrigado por nos trazer essa taça, obrigado por nos deixar orgulhosos, por terem suado a camisa", disse o presidente francês.

"A segunda coisa, é que essa equipe é bela porque é unida. Não mudem. A terceira coisa: não esqueçam nunca de onde vocês vêm", completou, referindo-se aos clubes que os formaram, aos seus técnicos de categorias de base e aos seus pais, "que não mediram esforços".

O fator união foi um dos mais destacados pelos comentaristas no domingo. Nas últimas edições da Copa do Mundo, foi justamente a desunião do grupo que chamou a atenção na seleção francesa. Problemas de relacionamento entre jogadores e entre atletas e comissão técnica foram frequentes em 2014 e 2010.

Em solo russo, porém, a renovação do grupo, com jovens jogadores, evitou maiores atritos dentro da seleção. Dentro de campo, a união se refletiu em seis vitórias e um empate, na campanha vitoriosa que levou os franceses ao seu segundo título mundial.

Na recepção ocorrida no Palácio do Eliseu, em Paris, um dos jogadores mais empolgados foi o volante Paul Pogba, que puxou gritos de torcida. "Eu ouvi dizer que nós somos campeões do mundo. É verdade isso?", brincou, iniciando o canto: "Nós vamos quebrar tudo! Nós quebramos tudo!"

Pontos moeda