FOLHA NA COPA

Esportes

Primeiro Brasil x Bélgica da história teve goleada e gol contra

Duelo disputado em 24 de abril de 1963 foi vencido pela Bélgica por 5 x 1 com três gols de Jacky Stockman, um de Paul Van Himst e outro contra de Altair

No elenco, Pelé não jogou o 1º Brasil x Bélgica | Foto: Divulgação/Fifa

Alexandre Garcia, do R7

Brasil e Bélgica se enfrentam nesta sexta-feira (4), em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo, 55 anos após o primeiro confronto entre as seleções, no dia 24 de abril de 1963. Na ocasião, a seleção canarinha amargou uma derrota por 5 x 1 com direito a gol contra do zagueiro Altair.

O jogo contra a ainda desconhecida Bélgica, que nunca havia vencido partidas em Copas do Mundo, foi o segundo de uma série de amistosos realizados pela seleção meses após a conquista do bicampeonato mundial.

Na equipe que entrou em campo na derrota apareciam o goleiro Gylmar, os defensores Djalma Santos, Mauro Oliveira, Cláudio Danni e Altair, os meias Zito, Mengálvio, Dorval e os atacantes Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Pelé e Pepe, que também faziam parte da equipe, não entraram em campo na derrota.

Ao longo do jogo, o zagueiro brasileiro marcou contra, Paul Van Himst fez o dele e Jacky Stockman balançou a rede três vezes. Pelo Brasil, o gol de honra surgiu dos pés de Quarentinha.

Dos nove jogos seguidos que disputou entre os dias 21 de abril e 19 de maio fora do território nacional, o Brasil somou quatro derrotas (Portugal, Bélgica, Holanda, Itália), quatro vitórias (França, Alemanha Ocidental, Egito e Israel) e empatou a partida contra a Inglaterra.

Em 1965, foi a vez do Brasil receber a Bélgica, no Maracanã, e golear a equipe espanhola por 5 x 0, com três gols de Pelé, um de Flávio e outro de Rinaldo.

Anos mais tarde, o estádio de Heysel, palco do primeiro jogo entre Brasil x Bélgica na história, lamentou aquele que ficou conhecida como a Tragédia de Heysel durante a partida entre Liverpool x Juventus pela final da Liga dos Campeões de 1985.

O duelo ficou em segundo plano e ganhou destaque a briga entre torcedores das duas equipes, que resultou na morte de 39 pessoas e centenas de feridos.

Pontos moeda