Esportes

OPINIÃO | Por que a Espanha na final da Eurocopa é uma boa para Vini Júnior

Vinícius Júnior deixou a desejar na Copa América com a Seleção Brasileira, mas viu um dos seus concorrentes diretos à Bola de Ouro fazer o mesmo na Eurocopa

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Espanha eliminou a França com vitória por 2 a 1, no tempo normal, e é finalista da Eurocopa. Resultado que foi uma boa para Vinicius Júnior. E não é porque ele joga na Espanha, no todo poderoso Real Madrid.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Vini Júnior terminou a Liga dos Campeões campeão pelo Real Madrid e favorito ao título de melhor jogador do mundo na temporada. Com muitos méritos. Só tinha um porém: a confirmação dependia também do que ia acontecer na Copa América e, principalmente, na Eurocopa.

Fazer uma boa Copa América e liderar a Seleção Brasileira seria um bônus poderoso pra garantir a Bola de Ouro. Mas aconteceu o que aconteceu. Brasil muito mal, eliminado nas quartas de final e com Vini suspenso no jogo decisivo por causa dos cartões amarelos... Pior, impossível.

Foto: @UEFA
Mbappé foi eliminado com a França

Só que um dos seus principais concorrentes ao prêmio de melhor do mundo também "fracassou".

Mbappé passou longe de se destacar na Eurocopa. E a eliminação da França na semifinal diante da Espanha reforça que a temporada de Mbappé foi abaixo do que fez o brasileiro. Se a França avançasse e fosse campeã, tudo poderia mudar a favor do ídolo francês.

Verdade que ainda existe um forte concorrente na briga, o inglês Jude Bellingham, que nesta quarta-feira (10) estará em campo na outra semifinal da Eurocopa defendendo a Inglaterra contra a Holanda. Mas, na minha opinião, a temporada de Vini Júnior é bem superior à do jovem craque inglês, seu companheiro de Real Madrid, que clube que também terá Mbappé na próxima temporada.

OLHO NA NOVÍSSIMA GERAÇÃO

Com 16 anos de idade, prestes a completar 17, Lamine Yamal se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol na história da Eurocopa. Isso com um golaço aos 20 minutos do primeiro tempo da semifinal contra a França, dando início à virada da Fúria, finalista da competição.

Foto: @UEFA
Yamal recebeu o prêmio de melhor jogador da semifinal contra França de Mbappé 

O jovem craque é um dos representantes da novíssima geração. Jogador do Barcelona, foi convocado pela primeira vez para a seleção principal da Espanha em setembro de 2023. Desde então é chamado com frequência e é considerado titular na ponta direita.

Yamal recebeu o prêmio de melhor jogador da semifinal contra França de Mbappé. Na novíssima geração, assim como Nico Willians, de 21 anos, também titular da Espanha na semifinal, já dá pra prever ótimos duelos contra Endrick e Estêvão, as novas joias do futebol brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Judoca capixaba abandona sonho olímpico e vira treinador no Paraguai

Pontos moeda