Esportes

Deborah e Sofia são convocadas; quem são os atletas capixabas na Olimpíada

Deborah Medrado e Sofia Madeira fazem parte da geração que está fazendo história com a seleção brasileira de ginástica rítmica

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: CBGinástica

Integrantes da geração que está fazendo história na ginástica rítmica, as capixabas Deborah Medrado e Sofia Madeira estão confirmadas na Olimpíada de Paris-2024, onde vão tentar escrever mais um capítulo novo com a seleção brasileira de conjunto.

A confirmação veio na noite de sexta-feira (5), quando a Confederação Brasileira de Ginástica soltou a convocação oficial para os Jogos de Paris.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sob o comando das técnicas Camila Ferezin e Bruna Rosa, a equipe titular da seleção contará com Deborah Medrado e Sofia, além de Duda Arakaki, Nicole Pírcio e Victória Borges.

Foto: Luiz Neto/CBG
A capixaba Deborah Medrado, convocada oficialmente para Paris, vai para a sua segunda Olimpíada

Será a segunda participação em Olimpíadas de Deborah, 21 anos. Ela também esteve em Tóquio/2021, quando Brasil ficou em 12º lugar e ficou fora das finais. O conjunto tinha, além de Deborah, a capixaba Geovanna Santos. Já Sofia Madeira, 19 anos, vai para a sua primeira edição dos Jogos Olímpicos.

Sexta colocada no Mundial de 2023 no conjunto geral e quarta na apresentação com cinco arcos, a seleção brasileira de ginástica rítmica terá compromisso antes de buscar a medalha olímpica. Neste sábado (6), a equipe viajou para Cluj-Napoca, na Romênia, onde disputará mais uma etapa da Copa do Mundo da modalidade, entre os dias 12 e 14 de julho. 

A Confederação Brasileira de Ginástica também confirmou que Bárbara Domingos, a Babi, será a titular na ginástica rítmica individual, sob o comando da técnica Márcia Naves. Maria Eduarda Alexandre, de 17 anos, será a reserva caso Babi não possa competir.

LEIA TAMBÉM: Brasil decide com a Letônia a vaga nos Jogos de Paris-2024

CAPIXABAS NA OLIMPÍADA

Com a convocação da seleção brasileira de ginástica rítmica, agora são sete capixabas oficialmente garantidos na Olimpíada de Paris.

Além de Deborah e Sofia, nesta semana também foi convocado o velocista Paulo André Camilo, para a prova dos 100m e à espera da confirmação do seu nome também no revezamento 4x100m.

Antes, já havia garantido vaga o jogador de vôlei de praia André Stein, que faz dupla com o paraibano George. Juntos, eles são melhor dupla do País no ranking mundial e viajam com chances de pódio.

Os lutadores de taekwondo Pedro Alves e Mikaela Oliveira e a jogadora de handebol de praia Patricia Scheppa também estarão em Paris, porém, em modalidades convidadas para eventos de exibição na Olimpíada.

CAPIXABAS CONFIRMADOS EM PARIS 2024

ATLETISMO
Paulo André Camilo (100m e 4x100m)
GINÁSTICA RÍTMICA
Deborah Medrado (seleção de conjunto)
Sofia Madeira (seleção de conjunto)
HANDEBOL DE PRAIA
Patricia Scheppa (exibição)
TAEKWONDO
Pedro Alves (duplas mistas/exibição)
Mikaela Oliveira (duplas mistas/exibição)
VÔLEI DE PRAIA
André Stein (dupla com George)

"NATURALIZADOS" TAMBÉM VÃO A PARIS-2024 

O Espírito Santo tem mais dois atletas "naturalizados" já com vagas confirmadas nos Jogos de Paris-2024. São eles o carioca Evandro e o paranaense Arthur Lanci, que formam a segunda dupla brasileira classificada no vôlei de praia masculino.

A dupla vive no Estado desde janeiro e defende a Aest, de Serra, em competições nacionais. A decisão de mudar para o Espírito Santo veio justamente para permitir um ciclo de treinamentos visando à classificação olímpica. Deu certo e eles também estarão na Olimpíada.

LEIA TAMBÉM: Primeira convocação oficial para as Paralimpíadas tem cinco capixabas

Pontos moeda