Esportes

Capixaba encara desafio para realizar sonho de saltar de paraquedas em Guarapari

Oliver Beat tem 22 anos e possui limitações físicas. Depois de um acontecimento com o filho, decidiu dar um novo sentido a vida

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Tiago, Oliver e Renan no último treino antes do desafio. | Foto: Thamiris Guidoni

É uma guerra contra si. É bater de frente e ultrapassar os limites do corpo e da mente. É ir até o fim da batalha. É persistir, é vencer! Aos 22 anos, o capixaba Oliver Beat, que mora em Jacaraípe, na Serra, tem uma doença rara, artrogripose, que limita suas condições físicas e, por isso, quer dar um novo sentido a vida incluindo o esporte na rotina.

“Sempre pratiquei esporte mas estava há muito tempo parado. Aconteceu uma situação onde fui subir com meu filho no ônibus e ele quase caiu do meu colo. Foi quando pensei: 'opa, meu filho está com saúde e eu tenho que ter também'. Foi aí que entrei em contato com o Renan. Disse a ele que estava precisando de uma ajuda e se ele poderia me dar uma aula para praticar em casa. Ele disse que ia me ajudar”, contou Oliver.

Foto: Thamiris Guidoni

Renan Lobo, que treina o Oliver, disse que quando ele entrou em contato, perguntou quanto ele já tinha nadado em uma vida. “Ele disse que tinha nadado 30 metros. Na Ilha do Boi tem uma praia que fica a uns 30 metros da Ilha. Oliver contou que eles estavam nadando e o moleque que estava com ele cansou e não completaram os 30. Dos 30, já fomos para os 300 metros, e depois para os 700”, disse.

O canal do youtube ‘Nossa Guerra’, onde a evolução de Oliver é publicada, está fazendo o maior sucesso!

Conquistando um sonho

Nesse projeto, os meninos contam com a parceria de Tiago Cardozo, que propôs o desafio para que Oliver ganhasse o salto de paraquedas, que é o grande sonho dele. “A gente tem uma escola de paraquedismo em Guarapari. Oliver disse que o sonho dele era saltar. Diante dessa ideia, ele começou a me apresentar o trabalho que faziam. Propus o desafio e se ele conseguir, vai ganhar o salto”.

“Estamos ao longo de julho e agosto treinando com ele na água. O desafio acontece no dia 11 de agosto (amanhã). A ideia do projeto é mostrar que uma pessoa com tantas limitações consegue criar todas as soluções. Ele é um moleque que não reclama da vida e isso é super motivador”.

Se liga nessa história desde o início:

Eles têm treinado há tempos, e deixam tudo muito bem registrado: 

Além dos meninos, Oliver conta com uma parceira que também embarcou nesse desafio. Thaynara Fumiere pega pesado!

Artrogripose

Artrogripose é o nome dado à malformação das articulações do bebê, ocasionando limitação de movimento e menor força muscular. Nesse quadro, o bebê tem dificuldade em mover as articulações devido a uma contratura. Normalmente, na artrogripose as articulações não se desenvolvem, a cápsula articular (membrana que envolve as articulações) se torna fibrosa e espessa, dificultando os movimentos. Além disso, os tendões se tornam fibrosos e o músculos ficam atrofiados e desenvolvem infiltrações de gordura. Tudo isso faz com que a criança não consiga mover as articulações.

De modo geral, a artrogripose é congênita e rara, ocorrendo em 1 a cada 10 mil bebês nascidos vivos.

O desafio

Curva da Jurema, em Vitória | Foto: Thamiris Guidoni

No próximo sábado (11), Oliver terá que nadar 1km em uma lagoa no município de Colatina. Na manhã desta quinta-feira (9), ele, Renan e Tiago treinaram na praia da Curva da Jurema, em Vitória. Eles nadaram 750 metros para começar a preparação para logo mais, e durante todo percurso, conseguia ouvir os gritos de incentivo dos meninos. A repórter Thamiris Guidoni acompanhou o treino e eles mandaram um recado: 

Redes sociais

YouTube

--> Acesse o canal do Nossa Guerra e da Skydive Guarapari e fique de olho nos próximos vídeos!

Instagram@olbeatmaker@renanloboguerra, @tiagocardozo, @skydiveguarapari

 | Foto: Thamiris Guidoni

Se você precisa de incentivo para apertar o 'start' e sair da sua zona de conforto, é só acompanhar a história desses meninos. E como eles mesmo dizem: é GUERRA!

Pontos moeda