Esportes

Diante do Cruzeiro, time são-paulino vai desafiar a 'maldição' do domingo

A equipe paulista enfrenta o Cruzeiro, em casa, pela 19ª rodada do brasileirão. O jogo dominical não trás boas lembranças para a equipe que tem dificuldade de ganhar no domingo

São Paulo - Diante do Cruzeiro, domingo, no Morumbi, em sua primeira partida no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo vai enfrentar a "maldição do domingo". O time não tem conseguido vencer quando joga no dia mais nobre do futebol mundial.

O último triunfo em um domingo aconteceu no dia 8 de abril, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, diante do Linense. O tricolor venceu por 5 a 0. Depois isso, começou o drama dominical são-paulino. Foram 11 partidas, considerando-se o Campeonato Paulista e o Brasileiro, com nove derrotas e dois empates. Obviamente, a marca curiosa está inserida na péssima campanha do time, que soma apenas 19 pontos em 19 rodadas e está na zona de rebaixamento do torneio Nacional. Antes da chegada de Dorival Junior ao Morumbi, por exemplo, o São Paulo chegou a ficar seis rodadas sem pontuar.

O problema é o domingo. A equipe chegou a vencer nos outros dias da semana, como a vitória épica sobre o Botafogo, quando o time perdia por 3 a 1 até os 38 minutos do segundo tempo e conseguiu virar para 4 a 3. Isso aconteceu em um sábado. A vitória sobre o Avaí, por 2 a 0, uma das cinco que a equipe conseguiu no torneio, foi obtida numa segunda-feira. E o triunfo sobre o Vasco, a recuperação do time após as derrotas para a Chapecoense e o tropeço no Atlético-GO? Quarta-feira. O empate suado diante do Grêmio, vice-líder e uma das potências da competição, com gol de Lucas Fernandes no fim do segundo tempo? Segunda-feira.

O problema é mesmo o domingo. O primeiro jogo da sequência negativa foi exatamente diante do arquirrival Corinthians, quando o São Paulo foi derrotado por 2 a 0, no Morumbi, resultado que praticamente definiu a vaga na final do Paulista. Na semana seguinte, empate por 1 a 1 na Arena Corinthians. Foi a primeira eliminação da equipe em 2017. O São Paulo ainda tinha Rogério Ceni no comando.

Aí, o tabu dominical invadiu o Brasileirão com derrotas para a Ponte Preta, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Santos, Chapecoense, Corinthians, Bahia e ainda houve o empate com o Fluminense. Com isso, as últimas semanas dos torcedores são-paulinos começaram, invariavelmente, de cabeça inchada. Mesmo com a falta de vitórias aos domingos, o São Paulo terá o apoio dos torcedores amanhã. Até a noite desta sexta-feira, já haviam sido vendidos mais de 45 mil ingressos. Restam apenas os camarotes. Existe a possibilidade de o time quebrar o recorde de público pela terceira partida seguida no Morumbi.

Diante do Grêmio, em 24 de julho, 51.511 pessoas viram o empate por 1 a 1, no melhor público do Brasileiro até aquele momento. O número foi batido no jogo seguinte do clube como mandante, quando 53.635 pagantes estiveram na derrota por 2 a 1 para o Coritiba, no último dia 3.

"Espero que a gente possa modificar isso (crise). Quando você insiste e trabalha com lealdade, as coisas vão acontecer em algum momento. Elas podem demorar um pouquinho, mas vão acontecer. O São Paulo está se preparando para daqui a pouco poder ter uma crescente no Campeonato", disse Dorival Junior.

Pontos moeda