Esportes

Fábio Carille destaca padrão tático definido para sucesso do Corinthians em 2017

O treinador ainda fez questão de elogiar o atacante Jô, atual artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 18 gols.

São Paulo - Campeão brasileiro com três rodadas de antecedência, o técnico Fábio Carille destacou nesta quarta-feira o fato de o Corinthians ter tido, durante toda a temporada, uma padrão tático definido. Segundo ele, isso foi determinante para o bom desempenho da equipe e evitou que o time oscilasse muito de rendimento.

"O grande mérito da minha comissão foi ter definido um jeito de jogar o quanto antes. Repetimos muito. Bola parada defensiva e ofensiva. Tudo muito determinado. Esse foi o grande mérito nosso. Definir e padronizar", disse.

Por isso, o treinador espera repetir a receita do sucesso para 2018. Nas férias, ele vai analisar as características dos jogadores que terá à disposição - alguns atletas devem deixar o Parque São Jorge, como o lateral-esquerdo Guilherme Arana - para, já na pré-temporada, começar os trabalhos a partir de um esquema tático.

"Vou seguir minhas convicções. Para o ano que vem, sei que vão ter mudanças, nessas minhas férias vou começar a ver com o elenco que tenho a melhor forma de jogar", disse o treinador corintiano.

Fábio Carille também lembrou do bom desempenho nos clássicos. Em 13 partidas contra São Paulo, Palmeiras e Santos foram sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. "Todo mundo começou a olhar diferente para a gente depois do primeiro clássico. A equipe teve personalidade para vencer. Nosso time tem deficiências, mas tem muita personalidade. Para jogar em time grande tem que ter personalidade. Foi uma equipe que se comportou muito bem, principalmente nos jogos grandes", disse.

O treinador ainda fez questão de elogiar o atacante Jô, atual artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 18 gols. "Ele é a cara desse grupo, não sou eu. Que cara positivo! Sinto muito orgulho de ter esse grupo trabalhando comigo".

Pontos moeda