Esportes

Fifa planeja mundial com 24 clubes de todos os continentes. Entenda!

A competição seria realizada na mesma época da atual Copa das Confederações: entre junho e julho, um ano antes da Copa do Mundo.

Além da extinção da Copa das Confederações, a Fifa planeja realizar outras mudanças em seu calendário de torneios. Entre elas, a criação de um "Supermundial" de clubes, com 24 times, já programado para 2021.

A competição, que reuniria equipes de todos os continentes, seria realizada na mesma época da atual Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo.

Vagas

Para Europa, que teria 12 vagas, o critério de classificação será o seguinte: os quatro últimos ganhadores da Champions League, os quatro últimos finalistas que não foram campeões e outros quatro com melhor coeficiente. 

Dessa forma, os escolhidos de hoje seriam: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri, Juventus, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Sevilla, Manchester City, Borussia Dortmund, Benfica, Arsenal e Porto.

A América do Sul será o segundo continente mais representado, com cinco clubes. Com isso, os classificados no dia de hoje seriam: Atlético Nacional-COL, River Plate, San Lorenzo, Atlético-MG e Boca (melhor coeficiente)

América do Norte, Ásia e África teriam dois representantes cada, Dessa forma, e seguindo a lógica dos últimos dois campeões continentais, a Concacaf enviaria Pachuca e América . A CAF mandaria Wydad Casablanca-MAR e Mamelodi Sundowns-AFS, e a Ásia Urawa Red Diamonds-JAP e Jeobunk Hyundai Motors-COR.

Também não foi definido se a Oceania terá um representante fixo ou se terá que passar por algum tipo de repescagem. 

Grupos

O torneio seria dividido em oito grupos de três times, com apenas o melhor de cada chave avançando às quartas de final. O grande campeão disputaria um total de cinco jogos, o que significa que a competição deve durar no máximo 20 dias.

Ainda não foi determinado se o país-sede da competição será o mesmo da Copa do Mundo seguinte, como no caso da Copa das Confederações, ou uma nação escolhida pela Fifa. 

Pontos moeda