Esportes

Sorteio aponta Sérvia como principal rival do Brasil no Mundial Feminino de Vôlei

Os outros adversários do Brasil na primeira fase do Mundial de Vôlei serão as seleções da República Dominicana, de Porto Rico, do Casaquistão e do Quênia

Tóquio - Atual vice-campeã olímpica, a Sérvia deverá ser a principal adversária da seleção brasileira na primeira fase do Mundial Feminino de Vôlei, que ocorrerá em 2018 no Japão. Foi o que apontou o sorteio desta quinta-feira em Tóquio, realizado para determinar os quatro grupos da competição.

A equipe dirigida por José Roberto Guimarães é cabeça de chave do Grupo D, assim como a seleção da Sérvia. E os outros adversários do Brasil na primeira fase do Mundial de Vôlei serão as seleções da República Dominicana, de Porto Rico, do Casaquistão e do Quênia. Esta chave do Mundial vai ser disputada em Hamamatsu.

País-sede do torneio, o Japão lidera o Grupo A, que também conta com as seleções da Holanda, a outra cabeça de chave, Argentina, Alemanha, Camarões e México, e terá seus jogos realizados em Yokohama. O Grupo B, em Sapporo, é liderado pela campeã olímpica China e também conta com a Itália, que vão enfrentar Turquia, Bulgária, Canadá e Cuba.

Já a seleção dos Estados Unidos, a atual campeã mundial, é uma das cabeças de chave do Grupo C, mesma condição da Rússia. Coreia do Sul, Tailândia, Azerbaijão e Trinidad e Tobago completam a chave, que será disputada em Kobe.

As quatro melhores seleções de cada chave se classificam para a segunda fase, etapa em que as 16 equipes vão ser divididas em dois grupos de oito. Nessa rodada, os três melhores de cada chave passam para a quarta fase, disputada em dois grupos de três. Os dois melhores de cada grupo se garantem nas semifinais do Mundial. E os times que triunfarem vão decidir a competição em 20 de outubro, em Yokohama, sendo que o início do torneio ocorrerá em 29 de setembro de 2018.

No próximo ano, a seleção brasileira buscará o seu primeiro título mundial. A equipe acumula três vice-campeonatos e um terceiro lugar, assegurado na última edição do torneio, em 2014.

Confira os grupos do Mundial Feminino de Vôlei:

Grupo A: Japão, Holanda, Argentina, Alemanha, Camarões, México.

Grupo B: China, Itália, Turquia, Bulgária, Canadá, Cuba.

Grupo C: Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul, Tailândia, Azerbaijão, Trinidad e Tobago.

Grupo D: Sérvia, Brasil, República Dominicana, Porto Rico, Casaquistão, Quênia.

Pontos moeda