Games

XBOX 20 Anos: Microsoft cria museu virtual com a história do console

Como parte das comemorações dos 20 anos do Xbox, o passeio virtual em 3D leva o expectador a ambientes temáticos de cada geração

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória
Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox

Para comemorar os 20 anos do lançamento do console Xbox, a Microsoft criou um museu virtual contando a história do aparelho de pouco mais de duas décadas de história. Da ideia a fase de protótipo, do lançamento aos grandes jogos de anos importantes da marca.

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox
Você pode configurar o passeio e colocar tudo em nosso idioma, com vídeos legendados e anotações traduzidas.

O espaço virtual possui vários ambientes, onde em cada um se conhece mais a fundo uma das gerações de consoles da marca. O visitante pode escolher onde começar em uma pequena mesa com os consoles dispostos lado a lado. Assim que um for escolhido, se é transportado para a área do museu correspondente aquela geração.

A visita pode ser realizada em primeira ou terceira pessoa, controlada por meio de um personagem, sendo possível andar pelo espaço conhecendo história, jogos importantes e fatos que marcaram os 20 anos do Xbox.

Fatos marcantes da história são destaque

Algumas peças são muito interessantes, como o documento onde a Microsoft tenta comprar a então principal concorrente da Sony no mercado, a Nintendo. Rumores à época dão conta que os japoneses não levaram a proposta a sério e, de fato, pensar em um console da Microsoft no inicio dos anos 2000 era no mínimo estranho. Em um mercado dominado por Sony, Sega e Nintendo, parecia impossível que mais um concorrente encontrasse espaço nesse seguimento. 

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox
Uma das atrações do espaço virtual é a carta da Microsoft propondo a aquisição da Nintendo

Curiosamente, a primeira geração do Xbox terminaria sua geração com vendas superiores ao Nintendo Game Cube da gigante japonesa.

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox

A proposta ousada do time do DirectX, programa que faz parte do Windows e ajuda os desenvolvedores de jogos a usar melhor o poder dos computadores para rodar os jogos, era de levar a experiência do PC para a sala de estar.

Diferente de hoje, computadores e vídeo games eram bem diferentes na época, com os computadores abrindo um mundo de possibilidades online enquanto os consoles ainda se concentravam em experiências isoladas ou multi jogadores que estivessem no mesmo local e não online.

Além disso, consoles comumente eram criados com peças mais simples que as dos PCs, customizadas para serem mais baratas, com quantidades reduzidas de memória e recursos e alguns truques na manga para os desenvolvedores tomarem alguns atalhos para efeitos na tela.

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox
Equipe de desenvolvimento do primeiro Xbox trabalhando

Isso tudo começou a mudar com o primeiro Xbox, feito para dar a mesma liberdade do PC ele tinha um hardware robusto, com processador Pentium III da Intel, um dos melhores modelos da época. A quantidade de memória era equivalente a de bons PCs e uma GPU GeForce de última geração, que colocavam a máquina da Microsoft um passo a frente dos outros, em termos técnicos.

Como se não fosse suficiente, o Xbox vinha de fábrica com um HD igual ao dos PCs, uma revolução para a época e uma porta de rede que permitia que o aparelho fosse conectado nativamente à internet.

Tudo isso somado ao fato de que a Microsoft estava fazendo um console dava a sensação de que a gigante de Redmond estava "invadindo a praia" dos jogadores nativamente de consoles e transformando o seguimento contribuiu para a aura "cult" dessa primeira versão, que teve jogos icônicos com qualidade gráfica equiparável a dos melhores jogos de para PCs e ajudou o Xbox 360 a ser uma sucesso.

Problemas também são lembrados no museu virtual

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox

Sem medo de pisar nos próprios calos, as três luzes vermelhas, problema crônico que gerou um prejuízo bilionário e rumores de que a empresa talvez abandonasse o seguimento, está numa das telas do museu, mostrando que eles não só deram a volta por cima como se orgulham de ter conseguido superar aquele momento.  

Xbox é um dos consoles mais populares do Brasil, durante a geração do Xbox 360 sua presença em nosso país superava o concorrente direto, PlayStation 3, da Sony, e consolidou o Brasil como um dos principais mercados da Microsoft no mundo, comumente escolhido para apresentar lançamentos e trazer serviços em primeira mão.

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox
Área especial dedicada a Halo

Sendo o jogo que popularizou o multiplayer online em consoles para o público em geral, Halo ganhou um espaço só dele onde você pode conhecer como o icônico FPS ganhou vida e tomou os corações dos gamers em todo o mundo. Perto do lançamento do sexto game da série, Halo Infinity, o espaço é oportuno para apresentar a novos fãs a história e legado da franquia.

Passear pelos andares virtuais é ao mesmo tempo nostálgico e informativo, quem viveu o desenrolar da história da marca vai reconhecer vários dos marcos representados ali e quem esta chegando agora vai se surpreender com tudo que aconteceu até hoje para tornar o Xbox o console e marca que tanta gente gosta hoje em dia.

Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox
Microsoft/Museu virtual do Xbox

Jogadores mais antigos podem visitar a própria história no game

Além de tudo que você já viu aqui, o museu reserva uma ala especial para os gamers mais antigos da marca, para entrar nesse espaço você precisa fazer login com a mesma conta que usa no console e vai passear pela sua história com os diversos aparelhos onde você a usou.  As conquistas, os jogos que mais jogou, os principais games da sua trajetória com a marca, vai estar tudo lá para você reviver os seus melhores momentos com o Xbox.

Foto: Microsoft/Museu virtual do Xbox

A conta usada para essa experiência começou há apenas 10 anos e foi bastante recompensador revisitar algumas dessas lembranças.

Se você é fã e joga no Xbox há muito tempo, não pode perder essa ala especialmente feita para você.

E ai, o que achou do museu? Já fez a sua visita? não perca tempo e dê uma passada lá agora mesmo clicando aqui: Visitar o Museu do Xbox


Pontos moeda