Geral

Para combater a Dengue, Zika e Chikungunha, Prefeitura de Alfredo Chaves realiza mutirão de limpeza

Todas as sextas-feiras uma equipe faz um mutirão pelas ruas da cidade.

Foto: Luziane de Souza

O verão chegou e com ele o alerta contra a dengue, zika e chikungunha. A prefeitura de Alfredo Chaves está realizando um trabalho de fiscalização e mobilização junto à comunidade, com o objetivo de combater a proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito.

A equipe realiza uma ação todas as sextas-feiras, onde é feito um mutirão de limpeza pelas ruas da cidade. Além disso, também são feitas visitas às casas do município, conscientizando e fiscalizando os moradores sobre os riscos da água parada.

 “Precisamos da parceria da população para que o trabalho seja feito com qualidade. Temos enfrentado dificuldades para dialogar com proprietários de lotes e terrenos baldios, porque são resistentes em manter a limpeza o que prejudica nosso trabalho de fiscalização”, reclamou a coordenadora Municipal da Vigilância Ambiental, Silvia Ferreira.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 101.863 casos de dengue, 29.675 de chikungunya e 2.985 de zika.

Sintomas:

Os principais sintomas da dengue, de acordo com a infectologista, são febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas articulações, manchas pelo corpo, dor abdominal, enjoo, vômito e diarreia.

 Tratamento:

O primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado. "Os cuidados com a dengue envolvem a hidratação intensa para reposição de fluidos. 

*Com informações da Prefeitura de Alfredo Chaves

Pontos moeda