Geral

Chuva no ES: Mais de 3 mil pessoas impedidas de voltar para casa em todo o Estado

A maioria das famílias desabrigadas e desalojadas estão concentradas na cidade de Iconha, no sul do Espírito Santo

Foto: Andre Vinícius Carneiro


O número de pessoas no Estado impedidas de retornarem às suas casas subiu de 2.856 para 3.269. O aumento se deu, principalmente, pelo total de desabrigados na cidade de Iconha, que passou de 523 para 989. Além disso, há famílias impedidas de voltarem às suas residências em Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 17 horas desta quinta-feira (23), mais três cidades do Espírito Santo entraram para a lista de maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas. São elas: Ibatiba (46,80 mm), Apiacá (46 mm) e Venda Nova do Imigrante (42,80 mm). Aracruz lidera o ranking com 195,05 mm de precipitação. 

Há postos de recolhimento de donativos em Alfredo Chaves, no ginásio de esportes da cidade, e em Iconha, na Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo (Ascames).

Já os postos de comando estão concentrados nas prefeituras de Iconha e Alfredo Chaves, além da Escola Estadual Presidente Iuebebke, em Vargem Alta.

Iconha

Na cidade de Iconha, os órgãos estaduais e concessionárias de água e energia elétrica estão restabelecendo os serviços públicos, com a cooperação de autoridades pessoal e equipamentos. O foco principal tem sido a ajuda humanitária à população e a limpeza das principais vias da cidade.

As comunidades de Palmeiras e São Caetano permanecem sem acesso, com fornecimento de água parcial. Já em Bom Destino e Princesa,  90% da rede elétrica está sendo normalizada.

Alfredo Chaves

Em Alfredo Chaves, até o momento, houve a liberação de acessos em vias públicas, a limpeza das ruas e avaliação estrutural. Ao todo, 17 pontes foram destruídas no município, e há a permanência de moradores em área de risco. Somam-se três óbitos, duas pessoas feridas e 1.107 pessoas desalojadas.

Estão sem acesso as regiões de Ipê, Açu, Três Cruzes e Piemonte. O fornecimento de água é parcial nas comunidades de São Brás, Vila Nova de Maravilha e São Joaquim.

Vargem Alta

Ao todo, já 992 desalojados em Vargem Alta e 58 desabrigados. As comunidades de Córrego Alto, São Júlio, Morro do Sal, Córrego do Ouro, Ipê, Pio Monte, São Carlos e Alto Boa Vista estão inacessíveis. Vila Esperança, Ayde, Pedra Branca e Morro do Sal estão sem abastecimento de água, e a comunidade de Ribeirão permanece sem energia elétrica.

Anchieta

Uma família, três pessoas desabrigadas, foi acolhida no Centro de Convivência de Limeira. As informações são da assistente social de Anchieta.

Alto Rio Novo

Na madrugada desta quinta-feira (23), choveu muito forte em Alto Rio Novo. No distrito de São Lourenço, uma escola foi inundada e parte do muro caiu. Em algumas residências, chegaram a ocorrer pequenos alagamentos, sem registro de desalojados/desabrigados.

Muniz Freire

Também na madrugada desta quinta (23), a chuva foi intensa em Muniz Freire. Três residências foram alagadas. Em Bom Destino de Tombas, a estrada de acesso ao distrito foi interditada e uma família está isolada. Uma equipe da assistência social já foi acionada para visitá-los e a prefeitura está com as máquinas trabalhando para desobstrução do local.


Pontos moeda