CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Chuvas ES: Governador Renato Casagrande fala sobre ações nos municípios atingidos pelos temporais

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, chegou ao Estado na tarde de hoje (26) para sobrevoar, junto com Casagrande, as cidades mais afetadas pelos temporais

Foto: Divulgação

Após nove dias de chuvas ininterruptas no Sul do Espírito Santo, o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no Balanço Geral Especial deste domingo (26) para falar sobre a atuação do governo nos municípios atingidos pelos temporais.

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, chegou ao Estado na tarde de hoje (26). Ele fez um sobrevoo de helicóptero junto com o governador, nos municípios mais afetados pelas chuvas, com o objetivo de traçar um panorama da situação e auxiliar na reconstrução desses locais.

"A ideia do sobrevoo é fazer uma análise dos problemas que tivemos de sexta pra sábado. Depois, vamos voltar pra fazer uma reunião no Palácio Anchieta, às quatro da tarde, para discutirmos os problemas dos locais atingidos ", pontuou Casagrande.

O governador informou que o Estado está dividido em duas frentes de atuação: os municípios atingidos nove dias atrás e as cidades afetadas de sexta (24) para sábado (25).

"Os municípios atingidos na semana passada estão em processo de limpeza e de iniciarmos as obras das pontes, além da desobstrução de vias, que já está um pouco mais adiantada. Também fizemos um lindo mutirão em Iconha, com mais de 500 pessoas envolvidas", disse o governador. 

Já na outra frente, dos municípios atingidos no final de semana, o trabalho é inicial. O foco, no momento, é disponibilizar abrigos para pessoas impossibilitadas de retornarem às residências, colchões, alimentos e doações emergenciais. Dar um primeiro atendimento para as famílias e ampará-las através das Defesas Civis Estadual e Municipal.

Reconstrução das cidades

Para ajudar a reconstruir a cidade e a vida dos moradores, o governador afirmou que quem está registrado no Cadastro Único (Cadiúnico) e recebe até três salários mínimos de renda familiar terá uma ajuda do cartão reconstrução: R$ 3 mil reais de doação, usados para compra de materiais de construção, eletrodomésticos, colchões, entre outros. Quem ganha acima disso, terá um financiamento com juros da Selic, que corresponde a 4,5% ao ano, 12 meses de carência e 48 meses para quitação de dívidas. 

"O empresário vai ter um juro de taxa da Selic pra poder recomeçar. Vamos devolver uma espécie de ICMS para compensar o pagamento do estoque perdido. Também vamos adiar a cobrança desse imposto de circulação para o mês de junho, parcelado em 6 vezes, e isentar o recolhimento do ICMS para a compra de equipamentos e máquinas", disse Casagrande.

 O objetivo do auxílio é a retomada da atividade econômica não só em Iconha, mas em Alfredo Chaves, Vargem Alta e nos demais municípios atingidos pela calamidade de sexta para sábado.

Cachoeiro de Itapemirim 

Essa foi a maior cheia da história de Cachoeiro, de acordo com o governador do Estado. "Segundo a Defesa Civil local e o prefeito Victor Coelho, a cidade nunca tinha visto o nível de água do rio como chegou dessa vez. É impressionante. Por sorte, o rio começou a baixar e em Castelo a água começou a descer antes da chegada da chuva. Todos os municípios do sul e do Caparaó foram atingidos", contou.

Castelo

Em Castelo, 150 pessoas estão desabrigadas e a avenida principal do município foi completamente tomada pela água. O prejuízo é muito grande e ainda incalculável para os moradores e comerciantes de do município.

Números

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 11 horas da manhã de hoje, foram registradas nove mortes, três desaparecidos, dois feridos e 8.167 pessoas fora de casa em todo o Espírito Santo.

Com informações da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda